Foco e Escopo

 

Para o título do periódico buscou-se uma expressão que representasse e homenageasse os povos originários do Extremo Norte do Brasil. Após consulta e discussão com indígenas da Etnia Ingarikó, foram escolhidos os termos “Paata e Eeseru” para compor o nome do periódico, cujo significado é “Paata: lugar e Eeseru: conhecimentos, saberes, cultura. Então, essas duas palavras unidas ao termo Turismo formou o nome do periódico “Paata Eeseru em Turismo”, ou seja, “lugar de conhecimento/cultura/saberes em Turismo”.

O periódico PET é uma publicação anual destinada a universidades, organizações nacionais e internacionais, profissionais e pessoas interessadas no estudo de turismo e suas nuances. Seu tema abrange aspectos geográficos, urbanos, econômicos, ecológicos e educacionais relacionados à atividade turística.


Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

● A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico científico.
● O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (OpenOffice) ou Writer (BrOffice)
● URLs para as referências foram informadas quando possível.
● O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
● O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
● Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Critérios adotados para seleção/avaliação dos trabalhos submetidos (avaliação por pares) 

Os trabalhos recebidos pelo periódico Paata Eeseru em Turismo, primeiramente, passam por um processo de avaliação editorial, no qual é avaliado se cumpre as normas definidas nas “diretrizes para autores”, observada a qualidade da redação e o enquadramento no escopo da revista, ou seja, se há associação direta do tema ao turismo, relevância, originalidade, consistência.

Os trabalhos aprovados na avaliação editorial serão submetidos à avaliação por pares. Nesta fase os trabalhos são examinados por, pelo menos, dois pesquisadores com experiência no tema e ou no método de pesquisa.

A avaliação é realizada de forma cega, de tal maneira que os avaliadores não têm informações sobre os autores e os autores não têm informação sobre a identidade dos avaliadores. Os avaliadores não podem ter conflito de interesse na avaliação do trabalho, declarando esta condição de forma explícita. A lista completa de avaliadores atuantes no periódico Paata Eeseru em Turismo fica disponível na plataforma de submissão.

Os avaliadores são orientados a atentar para os seguintes aspectos dos trabalhos:

1. Originalidade;
2. Adequação do título ao conteúdo;
3. Adequação do resumo e palavras-chave;
4. Descrição dos Objetivos;
5. Clareza e organização da redação;
6. Caráter científico da redação;
7. Clareza na definição e relevância do problema;
8. Abrangência da revisão bibliográfica;
9. Descrição e adequação da metodologia;
10. Descrição dos resultados;
11. Pertinência e abrangência das Referências;

Por fim, os avaliadores indicam o trabalho para publicação, publicação com ressalvas ou rejeição. Caso o trabalho receba recomendação de alterações substanciais em consequência dos pareceres dos avaliadores, o trabalho pode ser submetido a uma nova rodada de avaliações. Os trabalhos são publicados apenas após receberem pareceres favoráveis de todos os avaliadores. Os trabalhos são publicados apenas após receberem pareceres favoráveis de todos os avaliadores.