A RELEVÂNCIA DO TURISMO NA GEOGRAFIA DO ENSINO ESCOLAR

Autores

  • Josué Ferreira Barboza IFRR

Palavras-chave:

Educação geográfica; Turismo e Cultura.

Resumo

 

RESUMO

O presente artigo aborda a relevância do turismo na geografia do ensino escolar, destacando seu papel na formação de uma compreensão crítica e abrangente sobre as interações sociais, culturais e ambientais no espaço geográfico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica, que incluiu a análise de obras e artigos acadêmicos que discutem a relação entre turismo e educação geográfica. O estudo explora como a inclusão do turismo no currículo escolar enriquece o aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades críticas nos alunos. Além disso, são discutidas metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, visitas de campo e estudos de caso, que permitem a vivência prática dos conceitos geográficos e a aplicação do conhecimento em situações reais. A cultura do turismo é analisada em suas múltiplas dimensões, ressaltando os impactos nas comunidades locais e a importância da preservação do patrimônio. Por fim, o artigo conclui que o turismo é uma ferramenta essencial para promover uma educação interdisciplinar, preparando os estudantes para atuar de forma responsável e consciente em um mundo globalizado. Assim, recomenda-se a continuidade de pesquisas que aprofundem a relação entre turismo e ensino de geografia, potencializando sua aplicação pedagógica.

Biografia do Autor

Downloads

Publicado

26.06.2025

Como Citar

A RELEVÂNCIA DO TURISMO NA GEOGRAFIA DO ENSINO ESCOLAR. (2025). Revista Paata Eeseru Em Turismo - E-ISSN 2966-2206, 5. https://periodicos.ifrr.edu.br/index.php/PET/article/view/1717