ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  • Ediléia Araújo
  • Maria Samara de Jesus Araújo
Palavras-chave: Alfabetização, Ensino-Aprendizagem, Letramento

Resumo

O Projeto “Alfabetização e Letramento” têm como principal objetivo minimizar as dificuldades concernentes à leitura e à escrita com os alunos da Escola Municipal Iêda da Silva Amorin, localizada na Vila Brasil, município de Amajari. O problema resume-se em: se não são sanadas tais limitações, os discentes levarão posteriormente ao ensino médio. A alfabetização e o letramento são a base para o desenvolvimento escolar de qualquer aluno. Partindo desta análise, o projeto buscou promover a leitura e a escrita de maneira lúdica, sem a preocupação de um espaço formal de sala, além da não aplicação de uma metodologia engessada. Buscou-se, portanto, a realização de uma proposta didática, diferenciada e dinâmica, com os alunos que apresentavam maior dificuldade com relação ao processo ensino-aprendizagem. Assim a escola selecionou e encaminhou a lista contendo dez discentes com maiores dificuldades de aprendizagem. Os selecionados frequentavam as séries do segundo, terceiro e quarto ano do ensino fundamental 1. A Igreja Batista no Amajari se encarregou de providenciar as cadeiras, quadro branco e o lanche que era servido durante a realização das atividades. Foram realizadas atividades para despertar o interesse pela leitura e pela escrita, tais como: pintura e elaboração de jogos pedagógicos envolvendo a leitura e escrita. Verificou-se no decorrer do projeto o desenvolvimento dos alunos em relação à leitura e à escrita, além da interação entre os discentes e o interesse em desenvolver as atividades aplicadas. É importante destacar que o ambiente foi propício ao bem-estar e à tranquilidade das crianças. Ressalta-se a importância da realização deste projeto, pois são diversas as situações do nosso dia a dia em que se utiliza a escrita e principalmente a leitura.

Publicado
2019-07-03