LITERATURA DE CORDEL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL IÊDA DA SILVA AMORIM

Autores

  • Luzirene Machado Ferreira
  • Jo´se Vilson Martins Filho

Palavras-chave:

Escrita, Leitura, Língua Portuguesa, Literatura de Cordel

Resumo

Os avanços tecnológicos trouxeram informações muito rápidas para os leitores, seja na área da informatização, seja na própria vida cotidiana, apresentando-lhes os mais variados tipos de textos, com temáticas diversificadas, criando mecanismos variados de leituras; cabe, portanto, à escola o papel de fornecer ao estudante instrumentos necessários para que ele consiga compreender, selecionar e organizar as informações que circulam no mundo contemporâneo, construindo autonomia na aquisição de seus saberes para sua formação. Diante disso, insere-se a literatura de cordel como um dos mecanismos de aprendizagem no que se refere à leitura e à escrita. Dessa forma, pretende-se apresentar a literatura de cordel, com temas regionais e infantis, com a finalidade de auxiliar no ensino e na aprendizagem da Língua Portuguesa. O projeto acontece na Escola Municipal Iêda da Silva Amorim. A metodologia consistiu em apresentar a literatura de cordel a dez estudantes e sua importância como ferramenta na prática da leitura e da escrita dos discentes. Em um segundo momento, propôs-se a escrita de textos, através de oficinas e pesquisas com temas variados, que contemplem o universo infantil e cultural da região do Amajari. Durante o processo de escrita, desenvolve-se a xilogravura – desenho que representa a parte ilustrativa do texto escrito. Ao final, produziram-se dez textos em forma de cordel. Os cordéis finais foram lidos e apresentados à comunidade escolar como um material de consulta e de leitura. Os textos produzidos servirão de guia de leitura, contendo histórias, vivências, observações sobre o município e a Vila Brasil. Acredita-se também que contribuam para a formação do aluno dentro do espaço escolar e na sociedade em que estejam inseridos. Nesse sentido, chega-se à conclusão de que a leitura e a escrita são habilidades que ajudam na interpretação e na compreensão dos diversos tipos e gêneros textuais com os quais os estudantes terão contato em sua vida escolar.

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Publicado

2019-07-03