LITERATURA DE CORDEL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL IÊDA DA SILVA AMORIM
Resumo
Os avanços tecnológicos trouxeram informações muito rápidas para os leitores, seja na área da informatização, seja na própria vida cotidiana, apresentando-lhes os mais variados tipos de textos, com temáticas diversificadas, criando mecanismos variados de leituras; cabe, portanto, à escola o papel de fornecer ao estudante instrumentos necessários para que ele consiga compreender, selecionar e organizar as informações que circulam no mundo contemporâneo, construindo autonomia na aquisição de seus saberes para sua formação. Diante disso, insere-se a literatura de cordel como um dos mecanismos de aprendizagem no que se refere à leitura e à escrita. Dessa forma, pretende-se apresentar a literatura de cordel, com temas regionais e infantis, com a finalidade de auxiliar no ensino e na aprendizagem da Língua Portuguesa. O projeto acontece na Escola Municipal Iêda da Silva Amorim. A metodologia consistiu em apresentar a literatura de cordel a dez estudantes e sua importância como ferramenta na prática da leitura e da escrita dos discentes. Em um segundo momento, propôs-se a escrita de textos, através de oficinas e pesquisas com temas variados, que contemplem o universo infantil e cultural da região do Amajari. Durante o processo de escrita, desenvolve-se a xilogravura – desenho que representa a parte ilustrativa do texto escrito. Ao final, produziram-se dez textos em forma de cordel. Os cordéis finais foram lidos e apresentados à comunidade escolar como um material de consulta e de leitura. Os textos produzidos servirão de guia de leitura, contendo histórias, vivências, observações sobre o município e a Vila Brasil. Acredita-se também que contribuam para a formação do aluno dentro do espaço escolar e na sociedade em que estejam inseridos. Nesse sentido, chega-se à conclusão de que a leitura e a escrita são habilidades que ajudam na interpretação e na compreensão dos diversos tipos e gêneros textuais com os quais os estudantes terão contato em sua vida escolar.