A GEOMETRIA E A MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEÚDO DE PERÍMETRO ÁREA E VOLUME NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
geometria, modelagem, ensinoResumo
O presente resumo propõe discutir a Modelagem Matemática e relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. O estágio foi realizado na Escola Estadual Oswaldo Cruz, localizado na cidade de Boa Vista, no período de 13 de agosto a 26 de outubro de 2018. Utilizou-se como estratégia pedagógica para o ensino da geometria, os preceitos básicos da modelagem matemática, com o objetivo identificar modelos matemáticos utilizando vídeos e materiais manipuláveis para estudar os conteúdos de área e volume, e assim, observar os indícios de aprendizagem dos alunos sobre o conceito de abordagem. A Modelagem matemática de acordo com Bassanezi, (2014, p. 24) é um processo dinâmico utilizado para a obtenção e validação de modelos matemáticos. Neste conceito, Bassanezi afirma ainda que a modelagem consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos, cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual. Foram escolhidas Três turmas para o desenvolvimento da pesquisa 9ºF, 9ºG e 9ºE, composta de 15 a 33 estudantes cujas idades variavam entre 14 e 17 anos, a análise foi feita com uma mostra de cinco alunos, escolhido de forma aleatória, para levantamento de dados visando identificar os conhecimentos prévios e posteriores a prática, quanto aos conteúdos de geometria. Para verificar as concepções prévias dos alunos em geometria, identificadas no cotidiano foram utilizados dois questionários: o primeiro questionário teve por objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios e o segundo questionário para verificar a contribuição da modelagem matemática no ensino da geometria. As atividades investigativas foram realizadas em dois encontros, sendo no primeiro encontro uma aula e no segundo três aulas que aconteceu em três etapas. 1° etapa - Foram feitos os primeiros questionamentos e apresentado o vídeo do pato donald no pais da matemágica, que retrata a presença da geometria em diversas áreas da vida, inclusive na natureza. 2° etapa – Esta etapa foi dividida em quatro momentos: 1° momento: Aplicação do conteúdo e o primeiro questionário com duas questões subjetivas e três objetivas, 2° momento: a exposição das embalagens de produtos domésticos para manuseio e observação das mesmas, nas quais os alunos perceberam formatos geométricos variados, 3° momento: a turma foi dividida em equipes, que tiveram oportunidades de escolher uma embalagem para observar e preencher uma tabela registrando as características, o material utilizado para confecção, posteriormente calcularam o volume, o perímetro e a área. 3ª etapa – Foi aplicado o segundo questionário contendo seis questões objetivas com três alternativas e duas questões discursiva com a finalidade de observar os possíveis indícios de conhecimento, após aplicação da atividade com uso da embalagem. Com essa ação percebeu-se a necessidade de trabalhar mais projetos em sala de aula, fazendo com que o aluno tenha oportunidade de perceber os conceitos do seu cotidiano e associar a conceitos formais estudados na escola. E com a aprendizagem alcancem uma mudança no seu contexto de vida intelectual e social, proporcionando a criação cidadãos críticos.