AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DOCENTE E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: A IMPORTÂNCIA DO USO DO MATERIAL DIDÁTICO NA PRÁTICA DOCENTE

  • Edenise Santos de Sousa
  • Claudia Jakellyne Barros Marques
  • Esmeraci Santos do Nascimento
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Material didático, Prática docente

Resumo

O presente trabalho foi realizado através de uma das etapas da Prática como Componente Curricular – PCC, o qual é um componente da nova matriz do curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica -LELH do Instituto Federal de Roraima, campus Boa Vista Centro – IFRR-CBV, a qual está em vigor deste 2015.1. O mesmo apresenta o estudo da relação entre a importância do uso do material didático na prática docente, no qual buscamos identificar a teoria estudada em classe com a prática que vamos encontrar em nossas vidas como docentes, desta maneira esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre a prática docente e o uso do material didático. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa de campo em duas escolas de rede estadual da capital de Boa Vista-Roraima uma das instituições sendo de ensino fundamental de sexto ao nono ano e a outra de ensino médio e também realizamos pesquisa bibliográfica para embasamento teórico. Os entrevistados foram professores de diversas áreas do conhecimento os quais estavam atuando em salas de aula, alguns deles em início, meio e final de carreira. Deste modo a atual pesquisa busca relacionar teoria-prática, assim o mesmo está organizado de modo que apresenta: conceitos básicos os quais estão baseados em falas de teóricos que embasam teorias nesta aérea da pesquisa, coleta de dados de acordo com a pesquisa de campo feitas nas escolas com os entrevistados; resultados e análises a partir das respostas com os professores; considerações de acordo com a teoria e resultado das pesquisas. Com isso compreendermos que a relevância do uso dos materiais didáticos no processo de desenvolvimento da prática docente do professor, concluímos também que o material didático é facilitador para uma aprendizagem significativa, pois relacionar o concreto nas aulas facilita no processo de aprendizagem dos discentes.

Publicado
2019-07-03