ANFITEATRO EDUCACIONAL

  • Rodolfo Condé Fernandes
  • Ismael Paiva Salazar
  • Marcelo Pereira Silvestre do Santos
  • Rhuan Pablo Silva Barbosa
  • Edvaldo Vailante Cunha
  • Henrique Mesquita de Oliveira
Palavras-chave: Visibilidade, Arte, Aprendizado

Resumo

A criação de um ambiente específico, que proporcione conforto e melhor visibilidade ao público, além de permitir os alunos apresentadores explorem suas experiências e talentos é de importância para complementar atividade educacional dos educandos. Ademais, ele permite o aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados, onde podemos citar, como exemplos, a socialização, integração, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário, dentre outros. Para além da proposição acima mencionada, um espaço dessa magnitude pode ser utilizado para apresentações de seminários, palestras, projetos, reuniões e encontros. O presente trabalho tem como objetivo principal promover a conscientização e a valorização do indivíduo por meio da arte, potencializando a presença do ator em cena, fortalecendo o comprometimento e a qualidade artística. O projeto Anfiteatro educacional, será destinado aos alunos e aos professores do Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso. A primeira fase do projeto destina-se a construção de um ambiente com capacidade para aproximadamente 40 pessoas, equipado com sistema de áudio, som e iluminação. O espaço possuirá aproximadamente 50 m2 de construção, com boa parte do material utilizado de madeira, recurso doado pelo IBAMA que se encontra em quantidade acima do suficiente para construção do mesmo. A segunda fase é a abertura do local para toda comunidade escolar. A ideia é que o espaço proporcione um ambiente aconchegante e inovador, tornando-se um dos principais da instituição, pois atenderá a alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral, com todo o conforto, proporcionado por uma infraestrutura bem planejada. Espera-se que com a inclusão desse projeto, aumente o interesse da comunidade escolar pela arte cultural, com intuito principal de que o aluno desenvolva um maior domínio, tornando-o expressivo, com melhor desempenho na verbalização, na capacidade de falar em público e no domínio de tempo. Dessa forma, o projeto possibilitará um ambiente que promova a conscientização e a valorização do discente, possibilitando a ampliação e a aplicabilidade de suas dimensões profissionais, cognitivas e artísticas. O projeto encontra-se em andamento, na fase de construção do ambiente, com previsão de término para dezembro de 2018.

Publicado
2019-07-03