SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE UMA COOPERATIVA ESCOLA NO CAMPUSNOVO PARAÍSO

Autores

  • Keven Barbosa e Barbosa
  • Bruno Alessandro Freire Portela
  • Daniel Chiaradia Oliveira

Palavras-chave:

Cooperativismo, Associativismo, Cooperativa de alunos

Resumo

As cooperativas escolares são organizações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. O objetivo deste trabalho é simular uma "Cooperativa Escola" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Novo Paraíso, e conscientizar a comunidade escolar dos benefícios que a implantação da mesma poderia trazer aos alunos, principalmente no sentido de fortalecer as áreas de produção da escola, melhorando assim a qualidade das aulas práticas. Baseado nos conceitos abordados na Disciplina Cooperativismo e Associativismo, no início de outubro deste ano, foi feita a conscientização da turma 44421 (Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio). Os alunos da turma que se interessaram pelo projeto contribuíram financeiramente com valores variados, de acordo com disponibilidade de cada um, para constituir o capital inicial da "Cooperativa". Após a realização de uma assembléia, foi decido pela maioria dos alunos que a primeira atividade realizada seria a comercialização de canecas em acrílico e porcelana contendo as descrições da Instituição. Como discutido em reunião, este produto é de grande utilidade no dia-a-dia da comunidade acadêmica, contribuindo com a redução do uso de copos descartáveis, além disso, é de baixo investimento, sendo ótima opção para o aumento do capital da "Cooperativa". No primeiro momento foram confeccionadas 30 canecas em acrílico e 20 canecas em porcelana, sendo que mais de 50% das mesmas já foram vendidas. A ideia é multiplicar o recurso investido e preparar mais produtos para serem comercializados no Fórum de Integração -FORINT. No final das atividades, será feito o balanço dos recursos gerados através da "Cooperativa" e o excedente será investido em melhorias das áreas de produção da escola, principalmente daquelas que beneficiem as bases tecnológicas que a turma 44421 cursará no 1º semestre de 2019, melhorando a qualidade das aulas práticas dos professores.

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Publicado

2019-07-03