BULLYING, PARA QUÊ?
Palavras-chave:
Bullying, Enfoque por tarefas, Língua espanhola.Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência a partir da aplicabilidade do projeto de pesquisa “Bullying, para quê? desenvolvido na Escola Estadual Francisca Élzika de Souza Coelho em Boa Vista, Roraima, por meio de unidades didáticas na disciplina de Língua Espanhola, desenvolvidas nas turmas de 6° e 7° ano do ensino fundamental. O fator motivacional para o desenvolvimento da ação se deu a partir do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Roraima campus Boa Vista, que tem como objetivo preparar os futuros docentes para o contexto da sala de aula. O Programa teve a duração de 18 meses totalizando 440 horas, no qual dividiu-se em Ambientação, Observação e Regência, além da preparação de relatórios e planos de aula. Assim, a partir do Enfoque por tarefas, no qual o ensino e aprendizagem é feito por processos, ou seja, por etapas, utilizou-se, atividades pedagógicas fotocopiadas dirigidas a leitura, interpretação, discussão oral e produção escrita, tendo como objetivo oferecer um ensino baseado na conversação e leitura para compreender o que é o bullying, como se manifesta e quais atitudes posso desenvolver para amenizar essa prática no contexto em que estou envolvido, além de exercitar, por meio dos conteúdos programáticos o ouvir, a leitura, a fala, a escrita e a interpretação em língua espanhola. Deste modo os alunos demonstraram compreensão acerca do tema durante o desenvolvimento das atividades e por meio de suas produções orais e escritas, onde expuseram situações onde o bullying é evidenciado, porque é praticado e o que fazer para não ser causador dessa violência. Assim, pode-se perceber que os conteúdos e atividades desenvolvidas em sala de aula são excelentes ferramentas para levar os alunos a compreender o que está acontecendo ao seu redor e conscientizá-los em relação ao respeito e consideração que se deve ter àqueles que estão ao seu redor.