POTENCIALIDADES DO ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA NO IFRR: COMPREENDENDO PARA EMPREENDER COM A GELEIA DE PIMENTA

  • Ediléia Araújo
  • Maria Betânia Grisi
  • Ildemárcia Neves
  • Vilma Conceição Moreira
Palavras-chave: Aprendizagem, Conhecimento, Educação a Distância, Geleia de Pimenta.

Resumo

Quando as instituições educacionais não conseguem atender às demandas de um contexto em específico, se faz necessário buscar estratégias para que os sujeitos que vivam distantes dessas possibilidades possam acessá-las e assim se apropriar de novos conhecimentos. Nesse ambiente se insere o ensino por meio da Modalidade a Distância, cada vez mais considerada como uma estratégia valiosa para minimizar ou solucionar os problemas relacionados ao acesso, qualidade e igualdade à educação formal. Contudo, tanto quanto possibilitar o acesso é importante que o processo de ensino aprendizagem se efetive de maneira que os estudantes tenham condições de aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da melhoria de sua qualidade de vida seja no âmbito pessoal ou profissional. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo explicitar os resultados dos conhecimentos adquiridos no componente curricular Agroindústria, do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária, ofertado por meio da modalidade a Distância no Instituto Federal de Roraima-IFRR, Campus Amajari, especificamente, a produção de geleia de pimenta. Para a coleta dos dados, os pesquisados foram selecionados aleatoriamente a partir da participação dos estudantes em eventos institucional aos quais observando a receptividade do produto pelo quantitativo de consumo foi aplicado um questionário de satisfação na perspectiva de identificar até que ponto geleia realmente agrada ao publico consumidor. Tendo como ponto de partida os estudos realizados no componente curricular, os estudantes tiveram que estabelecer de forma prática, usos diversificados para um produto muito apreciado de forma in natura – a pimenta – particularmente a do tipo jiquitaia, muito presente na região do Amajari. Inicialmente os estudantes concentraram esforços e chegaram a produzir  o produto em formato de conserva. Mas, para atender ao proposto pelo professor do componente curricular precisaram ir além do convencional, quando a partir de muitas discussões chegaram a geleia. Para o preparo, foram testadas duas frutas: maça e abacaxi e após várias tentativas chegaram a conclusão de que o melhor seria a partir do abacaxi tanto por este oferecer maiores atrativos no sabor da geleia quanto por possibilitar aproveitamento em 100% dos resíduos. Por ocasião de um evento institucional, os estudantes foram oportunizados a apresentar a geleia de pimenta para degustação e a aceitação foi de pronto explicitado. A base metodológica para investigação esteve focada na Entrevista semiestruturada, a coleta de dados utilizando um questionário virtual foi escolhida, principalmente, por proporcionar a participação de maior numero de indivíduos. A partir das respostas obtidas observou-se que de 72 respondentes, 56,01 apontaram o sabor como excelente, 30,03% opinam como ótimo, 12,01% respondeu bom. Apenas 1,5% responderam ruim.  100% dos respondentes indicaria o consumo da geleia de pimenta a seus amigos. No que se refere ao resultado de aprendizagem, foi possível observar que a abordagem proposta pelo professor possibilitou aos estudantes os elementos que lhe permitiram realizar as atividades com conhecimentos teóricos e práticos de forma eficiente, e assim adquirir condições de integrar-se ao mercado de trabalho com um perfil inovador. Ou seja, para alcançar a eficácia do processo de aprendizagem, é necessário levar em consideração também as estratégias de aprendizagem.

Publicado
2019-12-18