EMPREENDEDORISMO PARA ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL HILDEBRANDO FERRO BITTENCOURT

  • Maria Eliana Santos
  • Maria Neusa Pereira
  • Ruana Karyna Santos
  • Ruan Santos
  • João Victor Pereira
  • Gustavo Pereira
Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação, Liderança, Protagonismo Juvenil

Resumo

O presente trabalho traz um relato de experiência da execução do curso de extensão “Empreendedorismo para estudantes”, desenvolvido na Escola Estadual Hildebrando Ferro Bittencourt. O curso teve como objetivo formar estudantes com conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras. Os conteúdos foram organizados em módulos onde foram abordadas temáticas sobre o perfil, características, habilidades e competências necessárias aos empreendedores; a importância do empreendedorismo para a sociedade; identificação das oportunidades de negócios/ideias inovadoras, protagonismo juvenil, cooperação, inovação, sustentabilidade, ética e cidadania, dentre outros. Com duração de 60h, o curso foi desenvolvido semanalmente, as segundas e quartas-feiras, com aulas presenciais e estudo dirigido utilizando os recursos tecnológicos da Educação à Distância, adotados no IFRR (Moodle e o Ambiente de aprendizagem virtual). Os conteúdos foram trabalhados por meio de dinâmicas de grupo, pesquisa na internet, roda de conversas e realização de uma feira de produtos desenvolvidos no curso. Participaram do curso 18 estudantes. Os conteúdos apreendidos pelos estudantes foram colocados em prática, numa relação teórica-prática, onde foram formadas três equipes, que planejaram, elaboraram e executaram todas as etapas de um plano de negócios e cada equipe produziu um produto para comercialização na referida feira. Com a comercialização dos produtos os alunos aprenderam a organizar o fluxo de caixa e analisar os resultados obtidos (lucro ou prejuízo). O curso foi muito significativo para os estudantes, que pode ser observado no comportamento dos mesmos durante o projeto, na avaliação dos professores em relação à melhoria na participação dos estudantes durante as aulas na escola e no relato dos próprios estudantes.

Publicado
2019-12-18