EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES EMPALHADOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS PARA OS DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE RORAIMA

  • Carla Fabiane Sombra
  • Elis Regina Favela
  • Joseane Fernandes
  • Raira Oliveira
Palavras-chave: Alunos, Animais, Ciências, Taxidermia

Resumo

É importante destacar que, a exposiçao de animais empalhados atráves da taxidermia é de suma importância para a disciplina de ciências, pois assim, os discentes podem observar e ter contato com animais silvestre da região de Roraima. A utilização deste recurso é fundamental tendo em vista que a visualização em habitat natural seria de difícil acesso, e com isso, os discentes tiveram a oportunidade de ver e conhecer algumas espécies de animais silvestres, e também cohecerem como funciona a técnica de empalhamento desses animais. Este projeto objetivou proporcionar aos alunos, um conhecimento mais detalhado dos animais dentro da disciplina de ciências, e de como ocorre a técnica de empalhamento desses animais, fazendo com que a exposição seja utilizada como intrumento facilitador da apredizagem do Reino Animal. A exposição dos animais empalhados foi desenvolvida na Escola Estadual Professor Camilo Dias, em que os animais foram emprestados da Universidade Catedral que fica situada no município de Boa Vista - RR. Os animais expostos foram uma raposa, um tamanduá, um gambá, um quati, uma iguana, três espécies de peixes, um pássaro e um sapo. Toda a amostra foi desenvolvida em uma sala reservada da escola, a qual é climatizada, tendo em vista que os animais tiveram que ficar empostos por um periódo longo de tempo. Os públicos-alvos foram os alunos das séries do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, esses alunos foram tragos a sala separados por turmas, e essas turmas foram divididas em dois grupos, para que os professores residentes pudessem explicar a classificação desses animais dentro do Reino Animal, mostrar com mais detalhes cada um deles e como é feito todo o processo de empalhamento. Os resultados obtidos foram o de depertar a curiosodade dos alunos em identificar a que espécie o animal pertence e a classificação deles dentro do Reino Animal, além dos procedimentos e técnicas ultilizadas para o empalhamento desses animais. Diante disso, percebeu-se que é de grande relevância a utlização de aulas com metodologias diversificadas com os alunos, pois assim, estes conseguem ter uma aprendizagem mais significativa diante da atividade proposta devido o despertar para a curiosidade e o novo. Pode-se concluir que, obtivemos um resultado satisfatório, pois os alunos ficaram entusiasmados com a exposição, e foi percebido que estes aprenderam melhor o conteúdo proposto, através de uma porposta diversificada dentro da escola e também dentro da disciplina de ciências

Publicado
2019-12-18