PROJETO JJ: ESPORTE DA CULTURA DA PAZ

  • Kelven Silva
  • Carlos Augusto Oliveira
  • Gabriel Gomes
  • Alice Almeida
  • Gisela Rosseti
Palavras-chave: Adolescentes, Cultura de Paz, Esporte, Jiu-Jitsu, Jovens

Resumo

O projeto de extensão Jiu-Jitsu: o esporte para a cultura de paz parte de uma oportunidade observada a partir do público-alvo, adolescentes e jovens, existente no entorno do Campus, do interesse e conhecimento de alguns alunos quanto à prática do Jiu-Jitsu, e das habilidades e comportamentos que podem ser despertados e desenvolvidos a partir do Jiu-Jitsu e de outras atividades complementares do projeto. De forma que, entre as habilidades desenvolvidas destacam-se a empatia, assertividade, resolução de problemas, mediação de conflitos, capacidade de atenção, interação interpessoal, autodomínio e a melhoria em componentes da aptidão física relacionados à saúde (cardiorrespiratório, força e resistência muscular, composição corporal etc.). Para tanto, pretendeu-se propagar a prática do Jiu-Jitsu e de comportamentos positivos para a Cultura de Paz, no cotidiano dos adolescentes e jovens da Zona Oeste de Boa Vista, como uma atividade prazerosa e interessante para o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, contribuindo para o êxito nos estudos, na inserção no mercado de trabalho e na vida em sociedade. As atividades desenvolvidas foram: reuniões periódicas da equipe do projeto para planejamento, acompanhamento e avaliação; aquisição e organização de materiais; realização de pesquisas ao longo de todo o projeto sobre os temas a serem trabalhados durante as aulas; divulgação e inscrição dos adolescentes e jovens, com Termo de Ciência sobre condição para participação; aplicação de questionário para sondagem de estado de saúde; atividades semanais (duas vezes/semana) com os participantes (aulas práticas e teóricas – entrada e saída do tatame, cumprimentos aos praticantes mais graduados, golpes e técnicas específicas do Jiu-Jitsu; participação em campeonato (oito participantes do projeto tiveram bons resultados, conseguindo subir no pódio e ficar entre os três primeiros colocados em suas respectivas categorias); realização de pesquisa de satisfação. Houve êxito na realização do projeto a partir da observação dos participantes que tiveram frequência nas atividades, de forma que se observa: melhora na relação interpessoal entre os alunos responsáveis pelo projeto e participantes, de forma atenciosa e respeitosa; melhora no condicionamento físico, aprendizagem gradativa das técnicas e golpes específicos do Jiu-Jitsu; despertou o interesse em continuar a atividade por parte de outros alunos envolvidos como voluntários no projeto, bem como a procura por maior dedicação ao esporte também fora do projeto por parte de alguns participantes. Houve algumas dificuldades quanto à estrutura física e materiais adequados a realização do projeto, principalmente, quanto ao tatame, fazendo com que não se pudesse ampliar a participação, como foi a demanda no início com a inscrição de quarenta adolescentes e jovens. Os participantes que permaneceram no projeto ampliaram de forma satisfatória e exitosa as habilidades técnicas e humanas relacionadas a prática do Jiu-Jitsu e ao comportamento interpessoal, sendo prazerosa para toda equipe do projeto compartilhar os conhecimentos e dedicar tempo a cada adolescente e jovem envolvido. Assim, a partir das habilidades incentivadas e/ou desenvolvidas, do convívio em diferentes ambientes, com diferentes pessoas e realidades, contribui-se para a melhoria do rendimento escolar desses adolescentes e jovens para a busca pela inserção profissional e para a vida em sociedade.

Publicado
2019-12-18