ANÁLISE DE SINAIS DE DISCALCULIA EM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ISETE EVANGELISTA EM BOA VISTA-RR

  • Nilra Jane Bezerra
  • Wesley Silva
Palavras-chave: Discalculia, Educação Matemática, Números e Operações, Resolução de Problemas

Resumo

Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo analisar se há sinais de discalculia em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Isete Evangelista em Boa Vista-RR. Trata-se de uma pesquisa em andamento, que propõe a partir da aplicação dos testes adaptados de Pimentel e Lara (2015), avaliar se essas crianças apresentam dificuldades e/ou transtorno de aprendizagem em Matemática. Além disso, há de um modo geral, dificuldades apresentadas na aprendizagem da matemática nos diferentes níveis de ensino. Atrelada a isso está o desconhecimento por parte de alguns professores sobre o modo de lidar com tais dificuldades e transtornos. A pesquisa tem caráter exploratório e parte da verificação das habilidades matemáticas apresentadas pelos estudantes, essa verificação se deu por meio de uma entrevista com a professora da turma, na sequência foi feita uma adaptação dos testes que possibilitaram uma avaliação da compreensão das crianças em relação a números, operações, formas geométricas e resolução de problemas matemáticos. Para a análise dos dados, deve-se utilizar a análise textual discursiva. Os resultados parciais revelam, a partir da entrevista feita com a professora da turma, que há crianças com dificuldades em aprendizagem em matemática, que necessitam de um acompanhamento mais individualizado. Entretanto, os testes ainda não foram aplicados, estando prevista a aplicação para novembro de 2019. A partir dos resultados desses testes, será possível identificar e especificar o perfil das habilidades matemáticas das crianças no domínio do cálculo, operações, formas geométricas e resolução de problemas. Também tem-se como objetivo, socializar com a gestão da escola campo os resultados da avaliação e fazer recomendações de trabalhos específicos com as crianças que obtiverem baixo rendimento. Os resultados parciais, obtidos principalmente, por meio do estudo nas obras literárias que tratam sobre a temática, revelam que a discalculia é um transtorno da aprendizagem que se relaciona às habilidades matemática e que os professores têm pouco conhecimento. Observou-se também que apesar de haver escassez na literatura sobre a temática, há um crescimento no número de publicações de pesquisa no Brasil cujo objeto de estudo é a discalculia.

Publicado
2019-12-18