RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM

  • Aline Castro Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Eduarda Caroline Souza da Silva
Palavras-chave: Aluno, Aprendizagem, Professor, Relação

Resumo

O Projeto "Relação professor aluno e os impactos na aprendizagem” surgiu devido algumas dificuldades encontradas na aprendizagem, como a falta de interesse e falta de comunicação devido à má relação entre professor-aluno. Esses problemas se tornaram alvo de grande preocupação no âmbito escolar. Observa-se que na prática educativa, muitas vezes não se dá a devida importância para essa relação entre professor e aluno, e como consequência disso, as ações desenvolvidas pelo professor acabam sendo fadadas ao fracasso. Sabe- se que deve haver essa relação para dar sentido ao processo educativo. Assim vemos a importância de trabalhar essa relação, pois tende a facilitar o processo de aprendizagem gerando assim a razão para o conhecimento. A partir dessa realidade problemática este Projeto buscou desenvolver atividades que estimulassem a relação entre o professor e aluno, com a finalidade de demonstrar a importância dessa relação na aquisição dos diferentes instrumentos linguísticos, comunicativo e socioculturais. Este Projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano da Escola Estadual Militarizada Professor Jaceguai Reis Cunha, no município de Boa Vista- RR. No decorrer do Projeto, os alunos realizaram atividades com o tema transversal Meio Ambiente através de leitura e compreensão do gênero textual: Propaganda Social, onde foram trabalhado o léxico da Língua Espanhola, interpretação e estrutura do gênero. A partir dessas atividades foram feitas dinâmicas onde buscou-se envolver os alunos e o professor através de trocas de experiências, informações e conhecimentos. Dessa forma conseguiu-se manter uma relação positiva, o que também contribuiu para manter a motivação em sala, garantindo assim um ambiente saudável e muito mais propício ao aprendizado. Durante as atividades desenvolvidas foi possível contextualizar o trabalho com o tema transversal Meio Ambiente com o cotidiano dos alunos, dessa forma provocando neles indagações, curiosidades e o seu interesse em aprender a língua espanhola. Diante dos fatos apresentados pode se dizer que os objetivos do projeto foram atingidos, pois foi possível perceber que a interação conjunta entre alunos e professores serviu como base na aquisição de novos conhecimentos. Os impactos gerados foram positivos, uma vez que, foi proporcionado ao aluno um espaço que incentivou a geração de ideias e a postura crítica do aluno. Portanto, esse estímulo de pensar em conjunto promoveu uma troca de conhecimentos entre os docentes e os discentes do 6º ano da Escola Prof. Jaceguai Reis Cunha, fazendo com que os alunos se tornassem os principais colaboradores durante a aplicação das aulas, e dessa forma eles se sentiram confortáveis para expressar suas dúvidas e opiniões livremente de maneira que se percebessem como protagonistas do aprendizado.

Biografia do Autor

Aline Castro Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Bolsista do PIBID- IFRR/Campus Boa Vista.

Eduarda Caroline Souza da Silva

Bolsista do PIBID- IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18