“ERA UMA VEZ...”: LEITURA E PRODUÇÃO DE FÁBULAS, CONTOS E CRÔNICAS EM LÍNGUA ESPANHOLA
Palavras-chave:
Leitura, Conto, Crônica, FábulaResumo
O Projeto “'Era uma vez...': Leitura e produção de fábulas, contos e crônicas em Língua Espanhola” surgiu devido a uma realidade problemática em relação à leitura. Em observação prévia percebeu-se que muitos discentes não tinham o gosto pela leitura. Logo, viu-se a necessidade em desenvolver um projeto que despertasse o interesse do aluno pela leitura levando à formação de sujeitos críticos, capazes de reivindicar seus direitos e reconhecerem seus deveres como cidadãos. Por essa perspectiva, este Projeto, voltado para alunos do ensino fundamental, objetivou aplicar metodologias para aprendizagem da língua espanhola a partir de gêneros literários narrativos. A leitura não é trabalhada de forma mecânica, mas sim com uso de estratégias e recursos didáticos que a tornem significativa, enfatizando a compreensão e interpretação do texto, para além da gramática, de forma contextualizada. Este Projeto foi desenvolvido com alunos do 7º ano da Escola Estadual Militarizada Jaceguai Reis Cunha no Município de Boa Vista-RR. As aulas sobre os gêneros literários aconteceram de forma dinâmica, interativa e participativa; num primeiro momento os alunos foram instigados sobre a leitura, se gostam de ler e o que gostam de ler, comentando sobre as dificuldades e planos para a leitura, bem como foram feitas perguntas prévias para saber o nível de conhecimento desses discentes sobre fábulas, contos e crônicas. Os gêneros literários foram trabalhados na seguinte ordem: primeiro foram apresentadas fábulas, que são de extrema importância para que através de um princípio ético ou político desse gênero se extraia uma lição de moral para o aprendizado desses discentes, envolvendo a língua espanhola, e trabalhando a classe gramatical adjetivos, de forma contextualizada. Logo depois foram trabalhados os contos literários, através de uma aula expositiva apresentada em slide com seu conceito e características, envolvendo assim a classe gramatical verbo. E por fim trabalhadas as crônicas literárias e jornalísticas, ensinando, assim, o conceito, os tipos e características das crônicas, utilizando o mesmo método de ensino. Era pedido aos alunos, no final de algumas aulas, que trouxessem produções textuais de acordo com o gênero estudado; por exemplo, algumas crônicas foram lidas em uma roda de leitura, na qual os discentes puderam discutir e expor suas opiniões de acordo com o tema da crônica, fazendo com que eles refletissem e aprendessem sobre tal assunto, eles puderam escolher crônicas humorísticas e críticas reflexivas e com tema de livre escolha. Ressalta-se que o projeto está em andamento; no início verificou-se que os objetivos eram parcialmente atingidos, pois somente alguns alunos participavam e interagiam; porém, no decorrer das aulas notava-se um envolvimento maior dos alunos, destacando a exposição de suas ideias com criatividade e também o interesse de muitos deles pelos gêneros literários.