A INICIAÇÃO AO FUTSAL COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO: UM PROJETO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL MARIO DAVID ANDREAZZA

  • Nathalia Petala Batista Fernandes
  • Leonardo Ribeiro Rodrigues da Silva
  • Lucimary Azevedo Oliveira
  • Gilberto Pivetta Pires
Palavras-chave: Cultura Corporal do Movimento, Futsal, Jogos, Práticas pedagógicas

Resumo

Um dos grandes desafios que se coloca para a educação física escolar está em se constituir como um componente curricular importante do processo educativo, pretendendo superar a visão exclusivamente corpórea e individualista do movimento humano, para se traduzir em prática pedagógica de vivência coletiva. Nesse ínterim, a qualidade do ensino de educação física para além de caracterizarse por atividades repetitivas, mecânicas e condicionantes, deve assumir um efeito transformador no processo formativo do indivíduo. Esse artigo teve como objetivo analisar, o efeito transformador no processo formativo do indivíduo, por meio de um projeto de intervenção, desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tratou-se de uma pesquisa de caráter teóricoempírico, na qual combina a pesquisa bibliográfica com a pesquisa de campo. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Mario David Andreazza, localizada em Boa Vista-RR. A população foram os de cinquenta e oito alunos inscritos na escolinha de futsal para iniciantes da referida escola, entre meninos e meninas do 6º e 7º ano do ensino fundamental II. A coleta de dados ocorreu pela participação dos alunos para decorrência do plano de unidade, e como para a efetivação da participação um relatório, que descreveu as atitudes, comportamento, participação e algumas falas dos alunos. A pesquisa obteve resultados significativos no que se refere a frequência e a participação da turma nas aulas, visto que iniciamos com quarenta alunos e finalizamos com vinte e seis, de um total de cinquenta e oito alunos inscritos. Embora, no início das atividades os alunos só quisessem jogar o Futsal propriamente dito, ao decorrer das aulas eles demonstraram interesse, participação e cooperação através dos jogos e brincadeiras aplicadas nos treinos, além do que, os alunos se mostraram realmente interessados em aprender a mecânica correta dos fundamentos, entendendo que haveria o momento de jogar propriamente, mas que eles estavam ali para aprender. Além destes outros problemas foram identificados na pesquisa como: os alunos eram agitados e não respeitavam aos comandos do professor; a anseia pelo jogo de Futsal, quadro que foi progressivamente mudando após algumas semanas de aula. Por fim, compreendemos que as atividades com jogos revelam a importância deste instrumento como um recurso pedagógico de ensino e de aprendizagem, ficando evidente que o jogo desperta interesse, motivação e envolvimento do participante com a atividade, interações positivas nas relações interpessoais.

Biografia do Autor

Nathalia Petala Batista Fernandes

Bolsista CAPES - PIBID IFRR/Campus Boa Vista.

Leonardo Ribeiro Rodrigues da Silva

Bolsista CAPES - PIBID IFRR/Campus Boa Vista

Lucimary Azevedo Oliveira

Supervisora CAPES - PIBID IFRR/Campus Boa Vista.

Gilberto Pivetta Pires

Professor do IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18