PESQUISA E DOCÊNCIA NO PROCESSO DE ESTÁGIO DO CURSO LETRAS ESPANHOL E LITERATURA HISPÂNICA
Palavras-chave:
Estágio, Língua espanhola, PesquisaResumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência, a partir do estágio de observação e regência na Escola Estadual Professor Camilo Dias, com alunos do ensino médio. A primeira etapa consistiu em uma pesquisa, com uso da observação direta, para identificar a maior necessidade que os estudantes tinham referente ao estudo da língua espanhola, em como os conteúdos são trabalhados, qual a metodologia do professor em sala de aula, dentre outros aspectos para subsidiar a docência do grupo de estagiárias. Partindo-se dessa experiência, iniciou-se a segunda etapa, que correspondeu a análise dos registros e planejamento para docência. Nesse processo, resolveu-se conciliar o que foi observado com a solicitação dos discentes e da professora vigente, por isso, decidiu-se, como meta principal, desenvolver um trabalho a partir das provas utilizadas pelo vestibular da Universidade Federal de Roraima. Para tanto, utilizou-se como metodologia aulas comunicativas, discursões de textos, debates, trabalhos em grupos, aulas expositivas e aplicação de simulados. Tendo-se como base teórica o enfoque comunicativo, com base nas ideias de García Armendáriz (2003), em que conhecer uma língua não implica conhecer as regras que regem o processo comunicativo, mas poder utilizar qualquer recurso ou estratégia que sirva para facilitar e construir o ato de comunicação. Desta forma, o conhecimento gramatical fica em segundo plano, pois a capacidade de usar a linguagem é o elemento central dessa abordagem teórica-metodológica. Um dos principais resultados foi a participação dos alunos durante as aulas, ver o desenvolvimentos deles no uso da língua espanhola, inclusive com relatos de como se surpreenderam na avaliação bimestral da escola, pois estavam alegres, dizendo que, a partir de nossa regência, conseguiram lograr êxito na prova. A evolução deles foi bastante significativa, sendo percebido, tanto na prova quanto no resultado dos simulados. Em suma, a experiência foi gratificante, na pesquisa, conseguiu-se apreender as percepções dos envolvidos no processo, subsidiando o planejamento para a docência. Com isso, realizou-se a regência obtendo resultado positivo quanto ao rendimento dos discentes e, para as acadêmicas, foi a satisfação de perceber o avanço dos alunos, em meio às estratégias propostas, a partir de seu fazer pedagógico.