ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS IMIGRANTES EM BOA VISTA - RORAIMA
Palavras-chave:
Atividades Lúdicas, Crianças Imigrantes, Desestruturação Familiar, Imigração VenezuelanaResumo
Nos últimos anos tem se intensificado o fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil. No período de 2016 a 2019 milhares de famílias se deslocaram entre esses países, inclusive crianças. Dados da Defensoria Pública da União apontam que mais de 400 crianças chegaram a Boa Vista totalmente desacompanhadas e muitas são vistas pedindo esmolas nos semáforos da cidade. No processo de desenvolvimento de toda criança, é preciso que aconteçam atividades que contribuam na formação e nos processos de socialização, potencializando ações positivas no ambiente coletivo e na convivência dentro de qualquer sociedade, para o descobrimento de si mesmo. Nesse sentido, estudos demonstram que as atividades lúdicas são uma estratégia para reduzir os impactos de processos migratórios e desestruturação familiar, principalmente em crianças imigrantes que involuntariamente são vitimas dessa mobilidade e do trânsito humano. Diversas iniciativas do governo e de organizações não governamentais têm sido implementadas no sentido de diminuir as iniquidades provocadas por esta situação. Neste sentido, este projeto objetivou colaborar com a melhoria da qualidade de vida de crianças imigrantes e sua inserção no sistema de educação formal de Boa Vista – Roraima. O projeto foi desenvolvido na Igreja Videira em Células, em uma sala destinada à realização de atividades infantis. Os participantes são as crianças das famílias que frequentam a igreja e as atividades aconteceram semanalmente de abril a outubro de 2019. Foram utilizadas diversas técnicas de inclusão, expressão corporal, artística e participação coletiva: teatro, danças, contagem de histórias, desenhos, acampamentos, elaboração de brinquedos, jogos competitivos amistosos e palestras. Ao longo do tempo da aplicação do projeto, as crianças apresentaram atitudes positivas e favoráveis na convivência em grupo, além do desejo de formação educativa, fundamentalmente observado na dinâmica das respostas e perguntas que foram utilizadas como estratégia. As atividades puderam demonstrar que as atividades lúdicas são ferramentas que contribuem para uma boa saúde física e mental e processos de socialização, promovendo a inclusão social de crianças em situação de risco em consequência do processo de migração.