INTERNATO NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA/CAMPUS NOVO PARAÍSO: UMA PROPOSTA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SUL DO ESTADO DE RORAIMA

  • Juliana Karoline Dantas Rocha
  • Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos
  • Jaine Furtado de Sousa
Palavras-chave: Educação, Internato, Formação integral

Resumo

No início do ano letivo de 2019, o Instituto Federal de Roraima - Campus Novo Paraíso tem matriculado sua primeira turma de curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio em Regime de Internato, o que reascendeu na instituição os questionamentos sobre o processo de ensino e aprendizagem qualitativo e sua relação ou não com o internato. Como forma de procurar responder essas inquietações, a pesquisa teve como objetivo geral investigar a aproximação ou distanciamento do internato no processo de ensino-aprendizagem qualitativo dos discentes do módulo I, turma 44411, do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Novo Paraíso. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, tipo exploratória, de cunho bibliográfico, documental, e como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado aplicado junto aos discentes, com análise de conteúdo para sua discussão. Em razão dos discentes não permanecerem alojados durante todo o semestre 2019.1, não foi possível obter os resultados baseados num percurso formativo. Assim, como respostas preliminares os resultados da pesquisa apontaram que estar num alojamento contribuiu para a realização das atividades em grupo, aumento do tempo para descanso e estudo e o cumprimento de regras, apresentando, portanto pontos positivos quanto ao desenvolvimento de independência, autonomia e relacionamento interpessoal. Embora esses resultados não representassem quantitativamente a aprendizagem, uma vez que comparados o desempenho acadêmico, constatarmos uma melhora no desempenho acadêmico quando os discentes já não estavam alojados. Diante disso, conclui-se que apesar das dificuldades encontradas no Campus para a manutenção da oferta em regime de internato, observou-se que os discentes são favoráveis ao regime, desde que sanadas algumas dificuldades apresentadas, tais como a dificuldade de acesso à internet, falta de recursos materiais e ampliação e melhora na estrutura física do alojamento. Espera-se que a pesquisa contribua para o conhecimento de possíveis problemáticas e desafios que se apresentam no desenvolvimento do regime de internato no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, em especial no Campus Novo Paraíso.

Biografia do Autor

Juliana Karoline Dantas Rocha

Técnico em Assuntos Educacionais do IFRR/Campus Novo Paraíso

Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos

Pedagoga do IFRR/Campus Novo Paraíso

Jaine Furtado de Sousa

Bolsista do PIBICT - IFRR/Campus Novo Paraíso

Publicado
2019-12-18