“CONHECENDO O INTERIOR DAS PLANTAS COM FLORES” – CONSTRUÇÃO DE UM LAMINÁRIO DE HISTOLOGIA VEGETAL PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

  • Andréia Silva Flores
  • Brainer William Cruz dos Santos
Palavras-chave: Anatomia, Botânica, Ensino, Roraima

Resumo

As estratégias pedagógicas diferenciadas buscam proporcionar um ensino que estimule a curiosidade nos estudantes para o aprendizado de conceitos de Botânica de forma significativa. Desta forma, este projeto tem como proposta a confecção de um laminário de histologia vegetal a partir de projetos com a resolução de situações-problemas no curso superior de Agronomia e para a visualização de células em uma turma no curso técnico em aquicultura do IFRR Campus Novo Paraíso. Para tanto, os estudantes iniciaram respondendo um questionário semiestruturado com perguntas relacionadas a citologia e histologia vegetal para identificar os conhecimentos prévios. Após, os estudantes do Curso de Agronomia elaboraram projetos a partir de situações-problemas na área de agronomia utilizando os aspectos da morfologia interna vegetal como principal ferramenta de investigação, que deverão ser executados ao longo do semestre. Os graduandos inicialmente se intimidaram com a proposta de elaboração e execução de um projeto relacionado a anatomia vegetal. Esta ansiedade foi observada ainda durante algumas aulas práticas em laboratório, nas quais os estudantes tiveram de confeccionar suas lâminas de observação dos tecidos vegetais nas amostras trazidas em aula. Por outro lado, o entusiasmo cresceu a medida que foram melhorando sua prática de cortes finos e os cortes tornando-se mais aprimorados. Os alunos da turma do curso técnico puderam observar as estruturas responsáveis pela fotossíntese nas amostras vegetais que os mesmos coletaram minutos antes da aula. Deste modo, os estudantes tiveram a oportunidade de relacionar a estrutura interna de uma planta com a funcionalidade dela. Além disso, puderam observar a diversidade de células encontradas internamente no órgão da planta que ele mesmo coletou e como ela constitui os diferentes tecidos. A receptividade para a participação no projeto foi grande, principalmente por estar desenvolvendo uma atividade em laboratório utilizando equipamentos científicos. Os estudantes demonstraram muito entusiasmo ao confeccionar suas lâminas de anatomia foliar e responderam de forma satisfatória as questões no relatório de aula prática.

Biografia do Autor

Andréia Silva Flores

Professora do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Brainer William Cruz dos Santos

Professor do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Publicado
2019-12-18