VALORIZANDO AS DIFERENÇAS

  • Ana Cristina Costa da Silva
  • Maria Eliana Lima dos Santos
  • Francisca Vanúzia Souto Chaves
  • Joanéia Oliveira Ribas
  • Alana Keyse Alves do Nascimento
  • Eliane de Souza de Carvalho
Palavras-chave: Braile, Inclusão, LIBRAS, Necessidades educacionais especiais

Resumo

O presente trabalho traz um relato do projeto “Valorizando as Diferenças”, em desenvolvimento na Escola Estadual Monteiro Lobato. O projeto tem como objetivo promover a inclusão social e melhorar a interação de estudantes com necessidades educacionais especiais e a comunidade escolar por meio de atividades/ações pedagógicas integradoras e interdisciplinares e da acessibilidade, transformando o espaço escolar num ambiente integrador e inclusivo que respeita e valoriza as diferenças. A Escola Estadual Monteiro Lobato oferta Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, atendendo um total de 2.153 estudantes. Nesse contexto, a escola dispõe de uma sala multifuncional com professores(as) especialistas para o atendimento a 21 (vinte e um) estudantes que possuem necessidades educacionais especiais, seja, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física ou deficiência intelectual. Neste sentido, por meio do projeto Valorizando as Diferenças, a escola busca ampliar o espaço de comunicação dos estudantes no ambiente escolar, adequando o espaço físico escolar as necessidades educacionais especiais de alunos cegos e surdos, oportunizando melhor acesso e comunicação entre esses alunos e o contexto escolar; incentivando os alunos cegos e surdos a se perceberem no espaço escolar, reconhecendo os ambientes e espaços educativos; desenvolvendo atividades/ações pedagógicas integradoras e interdisciplinares com a comunidade escolar (servidores técnicos e professores, estudantes, equipe gestora e pais ou responsáveis), visando a valorização e respeito aos alunos com necessidades educacionais especiais. Para tanto, estão sendo desenvolvidas atividades/ações como, oficinas de LIBRAS e Braile; atividades artísticas e contação de histórias utilizando Braile e LIBRAS; expansão do coral de LIBRAS; palestras; rodas de conversas; reorganização do espaço escolar com murais, painéis em português, Braile e LIBRAS; instalação de sirene audiovisual, instalação de piso tátil e placas de identificação no espaço escolar em português, Braile e LIBRAS, dentre outros. O projeto abrange toda a comunidade escolar e sociedade em geral, visto que além do público interno, a escola também abre suas portas para a comunidade externa, para realização de ações diversas. Para o desenvolvimento do projeto, a escola conta com o recurso de R$ 12.000,00 oriundos da Vara de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. Como resultado, espera-se fortalecer e transformar a Escola Estadual Monteiro Lobato num ambiente que favorece a inclusão social e a acessibilidade para atendimento as demandas dos estudantes com necessidades educacionais especiais, proporcionando uma melhor comunicação e socialização dos mesmos com o contexto escolar e a vida em sociedade

Biografia do Autor

Ana Cristina Costa da Silva

Professora da Escola Estadual Monteiro Lobato

Maria Eliana Lima dos Santos

Professora da Escola Estadual Monteiro Lobato

Francisca Vanúzia Souto Chaves

Professora da Escola Estadual Monteiro Lobato

Joanéia Oliveira Ribas

Professora da Escola Estadual Monteiro Lobato

Alana Keyse Alves do Nascimento

Interprete de LIBRAS da Escola Estadual Monteiro Lobato

Eliane de Souza de Carvalho

Interprete de LIBRAS da Escola Estadual Monteiro Lobato

Publicado
2019-12-18