DO LIXO AO LUXO! TRABALHANDO COM A SUSTENTABILIDADE COM VISÃO FUTURA NA QUALIDADE DE VIDA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCA ÉLZIKA DE SOUZA COELHO

  • Katia Cilene de Oliveira Sousa
  • Rosangela Silva Freitas de Freitas
  • Jhon Félix Souza Silva
  • Richard Brendon Peixoto Vieira
  • Luciana dos Santos Pereira
  • Gilberto Pivetta Pires
Palavras-chave: Artesanato, interdisciplinaridade, Lixo, PIBID, Reciclagem

Resumo

Após a Revolução Industrial o Homem aumentou demasiadamente seu poder de influência sobre o ambiente em que vive e dele depende, acarretando uma modificação gradual e constante na natureza. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades levaram ao aumento excessivo da quantidade de lixo que se deve ao crescimento do poder aquisitivo e pelo perfil do consumo de uma população. Entre os efeitos prejudiciais percebidos a partir do lixo urbano produzido estão os efeitos decorrentes da prática de disposição inadequada de resíduos sólidos em fundos de vale, às margens de ruas ou cursos d’água. Essas práticas habituais podem provocar, entre outras coisas, contaminação de corpos d’água, assoreamento, enchentes, proliferação de vetores transmissores de doenças. Assim, uma das maneiras de desacelerar a interferência negativa da ação antrópica no ambiente vai de encontro com ações que potencializem a educação e gestão ambiental, desenvolvendo o senso de coletividade, bem como o combate ao desperdício, além do incentivo à coleta seletiva, proporcionando uma melhor eficiência dos processos de reciclagem e reutilização de materiais. Assim objetivo deste estudo foi incentivar e despertar a consciência ambiental por meio da reutilização de material reciclável associado à atividade física em uma turma do 6º ano inserida na Escola Estadual Francisca Élzika de Souza Coelho na cidade de Boa Vista-RR. Durante o semestre letivo 2019.2 foram realizadas várias atividades sendo estas desenvolvidas de forma consensual entre os alunos e divididas em quatro etapas. A primeira etapa consistia na avaliação dos conhecimentos prévios, a segunda no recolhimento de materiais recicláveis, na terceira a construção de jogos e brincadeiras e por último uma reavaliação. No início do projeto os discentes apresentavam algumas dificuldades na relação das cores correspondentes de cada tipo de lixo descartado. Mas com o tempo eles foram atuando de forma mais incisiva no projeto e a apresentação das cores da coleta seletiva ficou mais clara. Os alunos demonstraram maior interesse e preocupação com as questões relacionadas ao destino de cada material descartado. Muitos alunos relataram não terem utilizado brinquedos, e muito menos terem construído objetos feitos a partir de lixo reciclável. No momento da execução das atividades foram explorados diversos tipos de solicitações motoras, desafiando os alunos a utilizarem suas possibilidades corporais. Alguns alunos demonstraram dificuldades na execução de atividades que exigiam maior domínio e consciência corporal. Cabe ressaltar que o envolvimento dos alunos em ações que partam da realidade social deles e que os envolvam no processo de apropriação e transformação do ambiente em que vivem é fundamental para o processo educacional, principalmente, em assuntos que necessitam de uma conscientização coletiva.

 

Biografia do Autor

Katia Cilene de Oliveira Sousa

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Rosangela Silva Freitas de Freitas

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Jhon Félix Souza Silva

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Richard Brendon Peixoto Vieira

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Luciana dos Santos Pereira

Supervisora CAPES – PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Gilberto Pivetta Pires

Professor do IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-18