PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR

  • Vitória Esterfannya Cavalcante Gurgel
  • Jéssica Carolina Faversani
Palavras-chave: Benefícios, Mercado de trabalho, Planejamento estratégico, Qualificação

Resumo

A utilização de um planejamento estratégico favorece a entrada do profissional no mercado de trabalho, pois por meio desse planejamento é possível que o futuro profissional planeje qual área específica deseja atuar e crie seu plano para alcançar esse objetivo de forma clara, objetiva e estratégica, fazendo com que se mantenha sempre atualizado às necessidades do mercado e com as competências que são necessárias para adentrar em sua área de atuação com maior facilidade, evitando possíveis contratempos, como por exemplo, a mão de obra pouco qualificada e especializada, ou até mesmo a desistência de uma qualificação no meio do processo educacional. Em função disso, essa pesquisa tratada importância de possuir um planejamento de estudo/carreira no ensino superior, apresentando como principal objetivo descrever a importância e os benefícios da utilização de um planejamento estratégico para o estudo/carreira de um estudante universitário. Esse trabalho foi desenvolvido no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, campus Boa Vista, apresentando duas fases de execução: a primeira fase consistiu em um levantamento de dados, realizados no Departamento de registros acadêmicos - DERA, onde foram coletados dados dos acadêmicos do ensino superior, sendo eles o número de vagas disponibilizadas para cada curso, número de alunos matriculados por turma, períodos e turnos dos atuais cursos disponibilizados, coeficiente de rendimento de cada turma, taxa de aprovação no semestre/módulo, taxa de evasão e formandos por turma nos últimos três anos. Com base nesse levantamento de dados foi realizada a segunda fase do projeto, onde foram aplicados questionários para os estudantes de algumas turmas, abordando sobre seus planejamentos de estudo/ carreira e suas perspectivas para o futuro no que se refere ao mercado de trabalho. Foi possível, portanto, perceber por meio dessas análises o alto nível de evasão nos cursos de ensino superior. Outro índice que foi baixo, foi o número de formandos no semestre, quando comparado ao número de matrículas, chegando em alguns cursos a aproximadamente trinta por cento. Com os resultados parciais conclui-se então que o esclarecimento sobre um planejamento de estudo/carreira para o universitário pode melhorar os índices analisados na primeira fase do projeto, em função de um uma estratégia de carreira planejada e consequentemente um aprendizado mais eficaz dos estudantes para que dessa forma se tornem profissionais mais qualificados ao mercado de trabalho atual.

Biografia do Autor

Vitória Esterfannya Cavalcante Gurgel

Bolsista do PBICT/ Campus Boa Vista

Jéssica Carolina Faversani

Professora do IFRR/ Campus Boa Vista

Publicado
2019-12-18