DE VOLTA AO IFRR

  • Solange Almeida Santos
  • Maria do Carmo Guerreiror
  • Tomás Armando del Pozo Hernández
Palavras-chave: Evasão, Dificuldades, EAD, Matemática

Resumo

O trabalho foi desenvolvido com acadêmcios do curso de Licenciatura em Matemática (EAD) do IFRR campus Boa Vista, identificados como evadidos no Modulo II (2018.1), compondo um quantativo total de 66, equivalente a aproximadamente 30% dos ingressos de cinco polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2017.2. Visando identificar as dificuldades encontradas pelos acadêmicos regularmente matriculados no IFRR campus Boa Vista em parceria com a UAB/UNIVIRR, afim de reduzir a evasão, por meio de ações pedagógicas, tecnológicas e administrativas que atendam suas peculiaridades na modalidade EaD, a Coordenação do Curso juntamente com a Diretoria de Educação a Distância e a Pro-Reitoria de Ensino da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR) organizaram realizar visitas no período de janeiro de 2018, em todos os Polos/UAB de Oferta nas sedes Municipais e também nas Comunidades Indígenas, Vilas e vicinais de residência dos acadêmicos com baixa frequência e retenção nos componentes. Após as viagens, identificou-se que os acadêmicos apresentaram características peculiares e comuns, tais como: não existência de acesso a internet; dificuldades para se deslocar com recursos próprios até o Polo; falta de computador ou qualquer outro dispositivo para ter acesso aos conteúdos do AVA; dificuldades de aprendizagem da matemática e autonomia para uso do computador; trabalho em locais que não possui energia elétrica; insuficiência para busca de informação; dentre outras. No entanto, indentificou-se como a maior de todas as dificuldades dos acadêmicos o deslocamento dos locais de onde residem para o Polo nas sedes Municipais, sendo esse o único local com acesso a internet. Visto que, os usuários desta modalidade de estudos visitados, todos sem excessão são de baixa renda, residem em locais de difícil acesso, sem linha de condução de transporte ou similar. As visitas foram realizadas em aproximadamente 90% dos casos, sendo portanto, alcançado o retorno de 43 estudantes, os demais não tinham mais interesse em retornar ou não foram encontrados nos locais de residência. Aos que retornaram, tiveram condições especiais para o envio de atividades e a participação nos encontros presenciais facilitada com o apoio dos tutores, também foram entregues materiais de estudo e notebook a título de empréstimo no período do semestre. Para o campus os resultados foram considerados positivos, no aspecto financeiro e principalmente na valorização humana do acadêmico para o seu crescimento profissional e assim, garantir o compromisso de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade no estado, levando oportunidades além dos seus espaços físicos, por meio da Educação a Distância (EAD).

Biografia do Autor

Solange Almeida Santos

Professora do IFRR/Campus Boa Vista

Maria do Carmo Guerreiror

Colaborada Eventual do IFRR/Campus Boa Vista

Tomás Armando del Pozo Hernández

Professor do IFRR/Campus Boa Vista

Publicado
2019-12-18