CNP OBSERVA AS DIVERSIDADES: ENSINO-APRENDIZAGEM DIANTE ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

  • Eliaquim Timóteo da Cunha
  • Claudina Miranda
Palavras-chave: NAPNE, Inclusão, Diversidade, Campus Novo Paraíso

Resumo

Entre os diferentes ambientes de socialização que percorremos em nossas trajetórias, a escola tem destaque ao que se refere na formação social do indivíduo e a inserção da convivência com diferentes coletividades e exercícios de cidadania. Nesse contexto, a inclusão social representa desafio para o IFRR/Campus Novo Paraíso e, sobretudo ao NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. O projeto tem como objetivo geral: fortalecer as ações do NAPNE/CNP junto aos seguimentos da comunidade escolar: docentes, discentes e técnicos administrativos e em assuntos educacionais. No momento, temos duas estudantes surdas. Elas estão matriculadas no curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio (2ª ano do Ensino Médio). Não obstante, trabalhamos na construção de mecanismos para atender outros estudantes que necessitem desses atendimentos específicos. Os recursos metodológicos seguem com abordagens por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa com as temáticas da acessibilidade, diversidade, diferenças sociais, direitos humanos e racismo. Os componentes curriculares presentes nesse projeto são: Sociologia, Técnicas de Comunicação, Informática, Matemática e Língua Portuguesa. Nos textos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio, por exemplo, a interdisciplinaridade é denominada de eixo organizador da doutrina curricular que estaria expressa na Lei de Diretrizes e Base (MEC, 1998). Tratandose do letramento da Língua Portuguesa para estudantes surdas, realizamos as ações por meio de atividades integradoras, com dois encontros semanais de uma hora cada. Nessas atividades usamos os recursos textuais da Olimpíada de Língua Portuguesa, produtos e objetos de consumo diário. Trabalhamos a produção de gêneros textuais: memória e poesia, a partir da leitura de tiras, charges, HQs e da prática de caça palavras, Pontuamos como resultados parciais: A) Percebe-se que há avanço qualitativo das estudantes surdas quanto ao entendimento dos diferentes gêneros textuais. B) Outro resultado foi demandas de temas que partiram dos estudantes. A partir de uma roda de conversa, com líderes de turma, foi a construção de oficinas sobre o mercado de trabalho, que serão realizadas nos próximos meses. C) Oficina de Turbantes, onde falou-se sobre racismo, empoderamento feminino e moda. D) Somamos aos resultados a construção do calendário para instalação de software livre “VLIBRAS” e “DOSVOX” em todas as unidades de computadores do CNP para atender as pessoas com surdez e baixa visão. Inicialmente os resultados podem ser discutidos diante as circunstâncias orçamentárias instituídas pelo Governo Federal, com os contingenciamentos feitos pelo MEC, houve prorrogação para disponibilização do recurso. Entretanto, a equipe realizou atividades que não dependiam do financeiro. De modo geral, o projeto com ações interdisciplinares tem contribuído nas avaliações contínuas da escola, promovendo novo olhar à prática docente. Outro resultado que vale destaque é a participação de setores administrativos junto ao projeto. Quer dizer, que novos temas serão abordados em oficinas intitulados “Mundo do trabalho e como funciona o IF”. Essas atividades serão conduzidas por servidores que compõem o quadro administrativo, explicando quais são as suas atribuições e quais cursos técnicos e graduação compõem seus currículos. Desta forma, podemos apresentar aos estudantes outros campos do IF que normalmente não chegam até ele e também oportunizar contato de cursos do ensino superior que possam despertar interesse.

Biografia do Autor

Eliaquim Timóteo da Cunha

Professor de Sociologia/Filosofia do IFRR/Campus Novo Paraíso

Claudina Miranda

Professora de Língua Portuguesa do IFRR/ Campus Novo Paraíso

Publicado
2019-12-18