LITERATURA E CONHECIMENTO: CAMINHOS LITERÁRIOS PARA O UNIVERSO ACADÊMICO

  • Ana Maria Alves de Souza
  • Jonathan Oliveira Schaeffer
  • Thais Carvalho
Palavras-chave: Conhecimento, Literatura, Vestibular

Resumo

O projeto “Literatura e conhecimento: caminhos literários para o universo acadêmico” surgiu a partir da necessidade de apresentar para alunos do Ensino Médio as obras literárias propostas no vestibular da UFRR seleção de 2020. Diante disso, este projeto buscou desenvolver de forma dinâmica e integradora o trabalho com as obras literárias, com a finalidade de entendimento dos alunos. Este Projeto foi desenvolvido com alunos dos 3º ano, turma 301 e 302, do Ensino Médio da Escola Estadual Ovídio Dias de Souza, localizada na sede Vila Brasil, no Município de Amajari-RR. Os alunos entraram em contato com as obras "Urihi", "O Homem de Barlovento", "Vidas Secas" e "Macunaíma". No decorrer do Projeto, os alunos extensionistas realizavam a leitura e análise das obras, retirando os pontos principais a serem trabalhados. A partir desses pontos, pensava-se que atividade poderia ser feita para que os alunos do 3º ano pudessem ter o contato com as obras literárias; e dentro dessas atividades estavam: a leitura compartilhada de alguns pontos principais, dramatizações e reflexões em grupo, exibições de vídeos e mesa redonda. Ao término de cada oficina era feito um questionário sobre o que foi falado; outro fator relevante é a reflexão feita pelos alunos sobre cada livro. Ressalta-se que os objetivos do projeto foram parcialmente atingidos, pois teve pontos positivos e negativos no decorrer das oficinas realizadas. Como aspectos negativos pode-se destacar a interação somente por parte de alguns dos alunos; já como pontos positivos destaca-se a exposição de ideias e críticas formadas a partir de cada tema ressaltado, além da participação e entendimento destes alunos. Diante disso, ressalta-se a importância do desenvolvimento deste Projeto, já que foi proporcionado aos alunos que vivenciassem o contexto da obra literária, e que nesse contexto pudessem fazer suas críticas. Portanto, esse Projeto promoveu a oportunidade de alunos do 3º ano da Escola Estadual Ovídio Dias de Souza a conhecerem as obras requeridas para o vestibular da UFRR.

Biografia do Autor

Ana Maria Alves de Souza

Professora do IFRR/Campus Amajari.

Jonathan Oliveira Schaeffer

Voluntário do PBAEX - IFRR/Campus Amajari.

Thais Carvalho

Bolsista do PBAEX - IFRR/Campus Amajari.

Publicado
2019-12-18