UTILIZAÇÃO DE JOGO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE DE CUSTOS

Autores

  • Daiane Oliveira Medeiros
  • Ana Flávia Monteiro Diógenes
  • Rafael Régis Aquino Maciel

Palavras-chave:

Jogos de empresas, Estratégia, Administração, Contabilidade

Resumo

O presente trabalho aborda o uso de uma metodologia de simulação estratégica, através de um jogo, como uma alternativa metodológica para o aprendizado de alunos do curso técnico em administração na modalidade Integrado do Instituto Federal do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira, nesta perspectiva, o objetivo do mesmo é o de propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de análise estratégica e de custos através de uma atividade dinâmica, de maneira a auxiliá-los no processo de tomada de decisão. O jogo foi aplicado aos alunos do 2º ano do ensino médio do curso de Administração na forma integrada. Inicialmente foi trabalhado com os referidos alunos os conceitos de custos e despesas. Na semana seguinte, os alunos foram divididos em grupos de cinco elementos, escolhidos de forma aleatória. Logo em seguida, foi apresentado aos alunos a proposta de atividade para aquela aula, onde cada grupo teria que construir uma torre, que deveria suportar no topo um ovo, durante 30 segundos. Cada material utilizado na construção tinha um custo e cada centímetro da torre renderia um valor X. Por fim os alunos deveriam contabilizar seu rendimento menos o custo de acordo com o material utilizado para então chegar ao lucro líquido. Através do jogo, foi possível perceber que essas atividades podem recriar um ambiente bem próximo da realidade empresarial, propiciando aos discentes, novas experiências, sendo um recurso complementar ao método expositivo adotado por diversos autores. Como forma de avaliar a aplicabilidade da atividade e testar a metodologia do presente modelo, efetuou-se uma análise dos resultados, através da aplicação de questões abertas aos alunos. Conclui-se que é possível obter êxito no processo ensino-aprendizagem, abordando o assunto com metodologias como essa.

Biografia do Autor

  • Daiane Oliveira Medeiros

    Professora do IFAM/Campus Itacoatiara

  • Ana Flávia Monteiro Diógenes

    Professora do IFAM/Campus São Gabriel da Cachoeira

  • Rafael Régis Aquino Maciel

    Enfermeiro do IFRR/Campus Amajari.

Downloads

Publicado

2019-12-19