IMPLICAÇÕES POSITIVAS DA INSERÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR.

  • Alexandra de Oliveira Rodrigues Marçulo
  • Jéssyka da Silva Santos Costa
Palavras-chave: Aluno, Aprendizagem, Envolvimento, Escola, Família

Resumo

Na contemporaneidade muitos estudos têm se debruçado em torno da relação família x escola. Logo, é imperativo discutir acerca da inversão de valores nas últimas décadas sobre a quem cabe o papel do desenvolvimento e educação dos filhos. Nesse sentido, é que estudiosos apontam para importância da participação familiar, não mais exclusivamente no ambiente do lar, mas sim que esta deva se unir a escola para penetrar neste espaço de socialização e aprendizado. Nesse sentido é intransferível o papel da família com o apoio da escola, contribuir no processo de amadurecimento, impulsionado seus filhos/alunos para a conscientização do mundo que os cerca, e assim torná-los cidadãos críticos, atuantes, autônomos e acima de tudo capazes de interagir adequadamente com o meio, tomado pela consciência de seus deveres e obrigações no contexto social. Em outras palavras, a responsabilidade de educar exige a participação de diversos núcleos (família, escola e sociedade), porém, o que sabe-se é que a partir dos laços familiares constitui-se o caráter, aprende-se acerca dos valores éticos e morais, permitindo sua perpetuação ao longo de todo o desenvolvimento pessoal, observado através dos seus comportamentos. Assim, faz-se necessário compreender a importância da proximidade entre família e escola na perspectiva de unir forças e alinhar as expectativas por meio de um diálogo franco. Afinal, o objetivo de ambos os atores é oferecer aos adolescentes boas condições de desenvolvimento e aprendizagem, bem como, de estimulá-los dando suporte, contribuindo para a potencialização de suas capacidades, amadurecimento e autonomia, e por consequência, a diminuição do índice de baixos rendimentos escolares, o abandono escolar e problemas relacionados a comportamentos inadequados aos seus avanços acadêmicos, prejudicando assim o seu futuro profissional. O presente trabalho teve por objetivo, conscientizar sobre a importância da participação dos pais na vida escolar e social dos adolescentes, desenvolvendo comportamentos mais assertivos na educação, a fim de tornar prazerosa e saudável a relação com seus filhos, propondo-os um exercício de autoconhecimento, refletindo sobre os desafios, possibilidades e expectativas quanto ao árduo processo de educar. No intuito de dar ênfase ao papel dos pais na construção da personalidade, do caráter, das habilidades sociais de seus filhos e para a percepção de que suas atitudes refletem no comportamento destes, os tornando conscientes do quanto necessitam serem capazes de motivar, orientar e reforçar os comportamentos positivos, melhorando o relacionamento e despertando todo seu potencial. Para tanto, foi realizada palestra interativa com atividades reflexivas, distribuição de folders explicativos de apoio sobre temáticas: pais x filhos e desenvolvimento acadêmico. Os resultados apontaram para um interesse dos pais em ações que pudesse envolvê-los na vida escolar dos filhos os implicando no seu desenvolvimento integral, influenciados pela participação na escola, como forma de melhorar o campo psicossocial destes, nas suas dimensões sociocognitiva, socioafetiva, socioeducacional e sócio-histórica. Conclui-se ser inegável que a interação família/escola/adolescentes é necessária e agregadora, para que ambos conheçam suas realidades, limitações e potencialidades, e assim encontrem caminhos que facilitem o sucesso nos vários campos da vida destes alunos.
 

Biografia do Autor

Alexandra de Oliveira Rodrigues Marçulo

Professora do IFRR/Campus Boa Vista

Jéssyka da Silva Santos Costa

Professora do IFRR/Campus Boa Vista.

Publicado
2019-12-19