A INTRODUÇÃO DA DANÇA NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCA ELZIKA DE SOUZA COELHO: O PIBID NO FOMENTO DE UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

  • Richard Brendon Peixoto Vieira
  • Katia Cilene de Oliveira Sousa
  • Rosangela Silva Freitas de Freitas
  • Luciana dos Santos Pereira
  • Gilberto Pivetta Pires
Palavras-chave: Dança, Educação Física, Metodologia, Cultura Corporal do Movimento, BNCC

Resumo

Ao ser tratada na escola, tanto pelo ensino da Arte, quanto pelo ensino da Educação Física, a dança contribui para a sua desmistificação no âmbito escolar proporcionando o conhecimento e a vivência desta manifestação artística, reconstruindo o trânsito entre os vários gêneros de dança, sem privilegiar um único gênero em detrimento de outros, estabelecendo-se, dessa forma, como comunicação com outras formas de saberes em dança. A introdução da dança na Educação trouxe consigo a discussão do sentido de ensino que permanece aberto alimentado por diferentes argumentos, que buscam justificar seu valor educativo. O objetivo deste estudo foi avaliar a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis em para os alunos da Escola Estadual Francisca Elzika de Souza Coelho na cidade de Boa Vista-RR. A importância da mesma para a Educação é a contribuição singular dessa linguagem artística para o desenvolvimento cultural e o crescimento pessoal do ser humano, apresentando uma nova perspectiva para a Educação acreditando-se na possibilidade de troca de experiências ampliando a compreensão do fenômeno educacional. Ressalta-se ainda, a possibilidade de se pensar que a dança no seio da escola pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e do processo interpretativo e criativo da dança, dando subsídios para que a criança e ao adolescente compreendam-na, desvelem-na, desconstruam-na, transformando assim, as relações que os mesmos estabelecem entre corpo, dança e sociedade (BNCC, 2008). Assegurada pela Base Nacional Comum Curricular de Arte e Educação Física, a dança tem lugar na escola e muito tem-se discutido sobre sua importância no ambiente escolar, entretanto, o fato dela ter lugar assegurado, não significa necessariamente que ela esteja inserida em um contexto educacional. Ao contrário, a dança na escola costuma estar desvinculada de um processo ensinoaprendizagem que deveria contar com a participação efetiva dos alunos, levando-os entre outras coisas, à compreensão do corpo como construção cultural. Entendendo que a dança se constitui como uma rica experiência corporal que permite compreender o contexto no qual se está inserido, compreende-se o potencial da dança na contribuição para a construção de um processo educacional escolar. Assim, inserir a dança na Escola Estadual Francisca Elzika de Souza Coelho foi um desafio, um enfrentamento aos preconceitos culturais, sociais, um trabalho difícil, mas que facilitado com o domínio do conhecimento pedagógico. Esta é uma experiência que pode contribuir para a reflexão das possibilidades do trabalho com a dança na escola.

Biografia do Autor

Richard Brendon Peixoto Vieira

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Katia Cilene de Oliveira Sousa

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista.

Rosangela Silva Freitas de Freitas

Bolsista CAPES - PIBID - IFRR/Campus Boa Vista

Luciana dos Santos Pereira

Supervisora CAPES – PIBID - - IFRR/Campus Boa Vista

Gilberto Pivetta Pires

Professor do IFRR/Campus Boa Vista

Publicado
2019-12-19