A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO
Palavras-chave:
Educação, Gênero, Mulheres, DireitosResumo
Este trabalho trata-se do relato de experiência de um projeto do Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras INOVA/IFRR, desenvolvido junto aos alunos do curso Técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Roraima Campus Amajari. O objetivo geral foi promover diálogos e reflexões sobre as desigualdades de gênero e sua manifestação na forma de violências praticadas contra meninas e mulheres, com estudantes de nível médio do IFRR – Campus Amajari. O projeto visou ampliar promoção de diálogos e reflexões sobre as desigualdades de gênero e sua manifestação na forma de violências praticadas contra meninas e mulheres estudantes do ensino médio do município de Amajari, no sentido de alterar o estado atual nas relações de gênero, além de fazer com que as(os) estudantes repensem suas práticas cotidianas e identifiquem relacionamentos abusivos, o que passa pela desconstrução de ideologias patriarcais dominantes e se reflete na reconstrução de “novos” olhares, comportamentos e atitudes entre os sexos. Este projeto foi desenvolvido por um grupo de 30 alunos da turma 130, do 2º ano do Ensino médio Técnico em Agropecuária, assim como com a participação de 3 professores. O projeto abrange diferentes áreas do conhecimento, porém articuladas nas práticas pedagógicas em sala de aula e extraclasse, as disciplinas de Sociologia, Agroecologia e Filosofia. Estão sendo Realizadas oficinas e rodas de conversas com abordagens de reflexão e sensibilização sobre questões que dificultam a vida de meninas e mulheres na sociedade atual. Como atividades finais faremos a impressão e divulgação de material sobre enfrentamento da violência de gênero tão presente no cotidiano feminino. Além desse importante impacto, os seguintes resultados/impactos são esperados: Conscientização das estudantes (adolescentes, jovens e mulheres) do campus Amajari com relação a seus direitos enquanto mulher; Mudanças de comportamento, no que diz respeito às relações de gênero no cotidiano intra e extra escolar; Desenvolvimento de oficinas para instrumentalizar alunos sobre a pauta das discussões de gênero; Elaboração de material informativo e socioeducativo sobre a violência contra as mulheres, direitos e serviços de proteção; Criação de um grupo de estudos no CAM-IFRR sobre feminismo e desigualdades de gênero; Promoção de um concurso de redação sobre o tema “O desafio de ser Mulher no Século XXI”.