A A UTILIZAÇÃO DE MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ VIEIRA DE SALES GUERRA, CARACARAÍ/RORAIMA

  • João Maria da Rocha Filho
  • Udine Garcia Benedetti
  • osenildo Nogueira de Morais
  • Vanilza Cavalcante Moura
  • Michel D’avila Costa
  • Marcela Andrade de Souza
Palavras-chave: Estudantes, Biologia, Educação, Maquete, Recursos Didáticos

Resumo

É notório o desafio enfrentado pelas escolas, para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para os estudantes. Sem laboratórios ou com laboratórios precários, as aulas de biologia resultam na dissociação entre teoria e prática. Os conteúdos de biologia abrangem diversas áreas, desde o estudo de estruturas microscópicas a macroscópicas, os seres vivos e os ambientes habitados por eles, bem como a hereditariedade, evolução e as diversas formas de relações entre os seres vivos, entre outras. Tais conteúdos são considerados complexos e, portanto, de difícil assimilação para muitos discentes. Associada a essa “complexidade”, a carência de aulas práticas, sobretudo as laboratoriais, tendem a dificultar o aprendizado. Baseado neste contexto, este trabalho tem como objetivo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de biologia, por meio da utilização de maquetes em sala de aula. As maquetes foram confeccionadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Roraima, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Foram utilizados materiais recicláveis na confecção das mesmas, com a finalidade de conscientizar os discentes sobre a importância da reciclagem e, consequentemente, da preservação ambiental. Com o retorno às aulas presenciais,
as maquetes deverão ser utilizadas nas aulas de biologia do ensino médio, na escola estadual José Vieira de Sales Guerra, como forma de contextualização dos conteúdos que, geralmente, são trabalhados apenas de forma teórica. Em seguida, serão aplicados exercícios pelos acadêmicos de biologia, para que se possa verificar se houve efetiva assimilação dos conteúdos após utilização das maquetes nas aulas. Consideramos como ponto bastante positivo o uso de materiais recicláveis
pelos acadêmicos do curso de biologia, pois, além de contribuir para a preservação ambiental, serviu como uma espécie de “oficina de confecção de materiais didáticos ecológicos” para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Espera-se que a realização desse trabalho, resulte na melhoria no aprendizado dos estudantes em relação aos assuntos ministrados e, promova maior interesse pelas aulas de biologia. A utilização de novos recursos didáticos e de metodologias dinâmicas e adequadas, são fundamentais na docência, pois, ensinar é uma tarefa complexa e
são inúmeros os fatores que devem ser levados em consideração para o desenvolvimento de aulas construtivas, que tornem os conhecimentos concretos de acordo com a realidade dos discentes. Nesse sentido, a utilização de maquetes como recurso didático é de fundamental importância para o processo de construção do conhecimento nas diversas áreas que a biologia permeia. Por fim, a
concretização deste trabalho deverá proporcionar melhor interação entre os acadêmicos e os estudantes do ensino médio da referida escola, garantindo assim a essência do programa, que é, exatamente, a iniciação à docência.

Publicado
2023-05-02