A ANÁLISE DOS CICLOS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA REGIÃO SUL DO ESTADO DE RORAIMA

  • Hiago Sousa Silva
  • Josimar da Silva Chaves
  • Tassiane Ferrão
Palavras-chave: Monitoramento; Chuvas; Agricultura; Região Norte

Resumo

A agricultura é um ramo milenar e essencial para a sobrevivência humana, por meio dela que a raça humana retira seu alimento. Porém diversos fatores são fundamentais para a boa produtividade, dentre eles estão as chuvas, que em falta, acarretam em secas e a morte de plantas e animais, por outro lado seu excesso resulta em inundações, também prejudiciais aos plantios. O estado de Roraima possui grandes oscilações pluviométricas, havendo casos extremos de secas e inundações. Dessa
forma, o presente trabalho teve o objetivo de realizar o levantamento pluviométrico na região sul do estado de Roraima nos últimos 50 anos (1970-2020) para servir de forma preventiva para possíveis mudanças climáticas que impactam na agricultura local.

Para tal levantamento, foram utilizados dados mensais e anuais obtidos das estações pluviométricas nos municípios da região sul do estado, os quais são monitorados e disponibilizados pela ANA (Agência nacional de Águas). A análise dos dados aponta que as médias pluviométricas das décadas de 70 a 80, variaram em média 98 mm a 78 mm de chuva respectivamente, e após os anos 2000 houve maior incidência de fenômenos La nina e El nino. Também foi observado que nos meses de janeiro a abril há acréscimo significativo de chuva, sendo que no período de abril a maio o acúmulo de água tem salto volumétrico exponencial, chegando em média a 250 mm de água acumulada. Após o mês de junho, foi constatado uma queda significativa no volume de água, tendo em média 70 mm de água acumulada estendendo-se até o mês de dezembro. Para tais mudanças pluviométricas e constantes aparições de fenômenos meteorológicos, se dá pelos impactos gerados pelo homem ao meio ambiente visto que o índice de desmatamento e poluição atmosférica, hídrica e do solo vem aumento exponencialmente a cada ano.

Publicado
2023-06-19