AÇÕES VOLTADAS AOS ESTUDANTES COM TEA NO CONTEXTO CAMPUS BOA VISTA
Palavras-chave:
Napne, Projetos, TEAResumo
O presente trabalho teve como objetivo inicial estudar como os alunos do ensino médio matriculados no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima, laudados dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), lidam com a linguagem literária, propondo, a partir do componente de literatura, o ensino de identificação do sentido figurado na comunicação cotidiana. No que se refere à linguagem literária, o estudo abarcaria, ainda, o aspecto pragmático da língua, considerando que a comunicação apresenta características que transcendem o significado literal das palavras, sendo o contexto e o conhecimento sociocultural indispensável para uma comunicação eficaz. Alterações no projeto ocorreram em função da troca de orientador e da interrupção gerada pela greve, resultando em atrasos e prejuízos na execução do planejamento inicial. Com essas mudanças, foi elaborada uma nova proposta com o objetivo de determinar quantas atividades de pesquisa, ensino e extensão foram realizadas para os estudantes com TEA, bem como identificar os tipos de pesquisa desenvolvidas no conduzidas Campus. A metodologia utilizada baseou-se na análise de dados quantitativos fornecidos pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Os resultados obtidos visam avaliar se houve aumento, redução ou estabilidade nas atividades direcionadas aos estudantes com TEA nas três dimensões. Conclui-se que o projeto apresenta impacto significativo para a análise da comunidade interna da entidade, assim como o corpo gestor do Campus, evidenciando a relevância de iniciativas voltadas para a inclusão e o apoio acadêmico especializado, e a relevância da colaboração entre professores, alunos e instituições e a necessidade de políticas institucionais eficazes.