PERMANÊNCIA E ÊXITO: A ação do assessoramento pedagógico nos cursos técnicos subsequentes Campus Boa Vista/IFRR

Autores

  • MARIA ELISANGELA LIMA DOS SANTOS INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA
  • Roselis Bastos da Silva Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Roraima

Palavras-chave:

Assessoramento pedagógico, Formação continuada, Rendimento escolar, Política de permanência e êxito

Resumo

A Política de Permanência e Êxito no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)/Campus Boa Vista, particularmente, tem representado preocupações e desafios junto aos cursos técnicos subsequentes. Diante desta problemática, o Assessoramento Pedagógico dos Cursos Técnicos Subsequentes/Departamento de Apoio Pedagógico e Desenvolvimento Curricular – DAPE, Campus Boa Vista/IFRR, elaborou proposta de intervenção para o enfrentamento ao baixo rendimento escolar/acadêmico e, consequentemente, visando atenuar a retenção (reprovação) e evasão dos estudantes. Posto que, a presente intervenção pedagógica está alinhada a Política de Permanência e Êxito fomentada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia – SETEC/MEC junto aos Institutos Federais – IFs, que se efetiva em projetos e ações institucionais nas diversas unidades administrativas/campi. Neste sentido, o Projeto permanência e êxito elaborado pelo assessoramento pedagógico dos cursos técnicos subsequentes Campus Boa Vista/IFRR, tem como objetivo geral promover ações de intervenção pedagógicas, que assegurem a permanência e êxito dos estudantes. Para isso, a metodologia desenvolve-se em três eixos centrais, a saber: o eixo 1 – Escuta Pedagógica Qualificada, no eixo 2-Monitoramento do rendimento escolar/acadêmico (frequências, notas e outros) e, no eixo 3-Formação continuada compreende as ações: encontro de líderes/representantes de turmas, formação continuada para professores, formação continuada para coordenadores de curso, análise e parecer dos planos de ensinos, acompanhamento das aulas prática e teórica, atendimento pedagógico individual aos professores, visitas as salas de aulas, parceria e feedback dos líderes/representantes de turmas, busca ativa aos estudantes infrequentes e outros. E a partir da revisão de literatura sobre os fenômenos de evasão e retenção objeto da Política de Permanência e Êxito na Educação Técnica e Profissional, especificamente, no caso em particular, os cursos técnicos subsequentes, o Assessoramento Pedagógico tem realizado reflexões e ação pedagógica preventiva, semestralmente, e cujo resultado advém do monitoramento e levantamento de desempenho referente ao período de 2024.1. Isto possibilitou as pedagogas a elaboração de panorama do percurso acadêmico/escolar dos estudantes, apresentando feedback aos gestores e professores, com objetivo de promover espaços e momentos de reflexões e encaminhamentos junto aos gestores, setores e profissionais relacionados aos cursos, balizados pelos documentos institucionais internos e externos, para ciência e providências junto a gestão do ensino e administrativa do CBV-IFRR. Os resultados apontam a necessidade das seguintes estratégias: Elaboração do relatório para ciência e providências necessárias junto aos diretores, as coordenações e setores; Acompanhamento quanto à convocação dos candidatos da lista aprovados (2ª chamada); Escolha dos representantes de turmas (líder e vice-líder); Acompanhamento pelos coordenadores de curso dos registros da frequência dos estudantes, diariamente, junto aos  professores, para amenizar ou evitar à evasão e retenção/reprovação; Sensibilização a comunidade escolar/acadêmica quanto à gestão da permanência e êxito fomentando ações colaborativas entre os setores e profissionais/servidores. Portanto, a consolidação e efetividade da permanência e êxito junto aos estudantes consubstancia-se na efetivação da cidadania e compromisso institucional do IFRR. 

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Publicado

2024-12-13