HANDEBOL: HISTÓRIA, PLASTICIDADE, INTEGRAÇÃO E PERMANÊNCIA

Autores

  • Cyntia de Andrade Machado Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso
  • Marisol Sousa da Cruz Instituto Federal de Roraima
  • Vanessa Rufino Vale Vasconcelos Instituto Federal de Roraima https://orcid.org/0000-0002-0197-7177
  • Aisla Reis Bastos Instituto Federal de Roraima
  • Ricardo Emanuel Silva Miranda Instituto Federal de Roraima
  • Micael Alves Martins Instituto Federal de Roraima

Palavras-chave:

Esporte escolar; Interdisciplinaridade; Handebol; Permanência estudantil.

Resumo

Desde a Grécia Antiga reconhece-se o papel do esporte no desenvolvimento integral do ser humano e na formação da cidadania. Diversos estudos apontam a contribuição das atividades físicas para a saúde mental, o desempenho acadêmico e a socialização dos estudantes. No Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP), observa-se que o isolamento geográfico e as longas distâncias percorridas pelos alunos têm contribuído para índices de evasão superiores ao desejável. No entanto, experiências esportivas, especialmente em competições como os Jogos dos Institutos Federais (JIFs), evidenciaram o impacto positivo do esporte na permanência e no comportamento discente. Com base nessas observações, este projeto propõe uma ação interdisciplinar envolvendo as áreas de História, Educação Física e Artes, tendo o Handebol como eixo central. O objetivo geral é integrar os alunos atletas de forma global, promovendo o desenvolvimento físico, intelectual e emocional, e fortalecendo a ética, o espírito de equipe e o sentimento de pertencimento institucional. A metodologia contempla três eixos: (1) estudo teórico sobre a história e o contexto social do Handebol; (2) treinamentos técnicos e físicos das equipes masculinas e femininas, realizados semanalmente; e (3) registros fotográficos das práticas, que resultarão em uma exposição artística na biblioteca do campus. O projeto já parcialmente resultou em equipes de handebol estruturadas, melhora do rendimento escolar, redução da evasão e ampliação da integração entre os alunos e a comunidade escolar. Além disso, valorizou-se o esporte como ferramenta de formação cidadã e de expressão artística, evidenciando seu papel na construção de uma educação pública integral, inclusiva e humanizadora.

Biografia do Autor

  • Marisol Sousa da Cruz, Instituto Federal de Roraima

    Mestranda em ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós graduanda em Arte e Ciência pelo Instituto Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO(2019). É atriz com formação profissionalizante em Interpretação Cênica pela escola de formação de atores do SATED RJ. Atuou como atriz em diversas peças de teatro, festivais de esquetes e curta-metragem na cidade do Rio de Janeiro e também em Brasília (2009-2010).Participou, a convite, de Residência Artística e Pedagógica na University of Michigan/USA (2018), representando o Projeto de Extensão Universitário Teatro Renascer, onde atuou ministrando aulas de teatro e produzindo espetáculos com o grupo entre 2014 e 2019. Idealizou, coordenou e executou (com Danilo Couto de Avilez) o Projeto Teatro com Memórias Cotidianas contemplado na Lei Aldir Blanc 2020/2021. Entre os anos de 2022 e 2025 foi Oficial Técnico Temporário do Exército Brasileiro, na área do Magistério, atuando como professora de Teatro no Colégio Militar do Rio de Janeiro - CMRJ no ensino fundamental e médio. Na mesma instituição atuou como Coordenadora da Disciplina de Arte e Chefe do NAC - Núcleo Artístico Cultural do CMRJ, núcleo que oferece oficinas de teatro, dança e coral no contraturno das aulas para ensino fundamental e médio. Atualmente é Professora efetiva do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Novo Paraíso, ministrando aulas de Teatro no ensino médio. Na mesma instituição preside o Núcleo de Arte, Cultura e Esporte (NACE) e é membra do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e ciência, artscience, memória, ensino de teatro, teatro de reminiscências, teatro com memórias. 

  • Vanessa Rufino Vale Vasconcelos, Instituto Federal de Roraima

    Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Roraima, possui Especialização Lato Sensu em Saúde da Família pela Faculdades Cathedral de Roraima e Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Roraima (2010). Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Roraima e Diretora Geral do Campus Novo Paraíso/IFRR. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação do campo, educação física, saúde e qualidade de vida.

  • Aisla Reis Bastos, Instituto Federal de Roraima

    Estudante dedicada, com 16 anos, atualmente cursando Técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso. Possuo formação complementar em Informática Básica e Avançada pelo SENAC, o que me proporciona habilidades em ferramentas digitais, organização de dados e comunicação tecnológica. Busco oportunidades que me permitam aplicar meus conhecimentos, desenvolver habilidades práticas e contribuir positivamente para o ambiente profissional, especialmente nas áreas de produção agroindustrial, tecnologia e educação.

  • Ricardo Emanuel Silva Miranda, Instituto Federal de Roraima

    Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Municipal De Ensino Infantil E Fundamental Joselma Lima De Souza(2023)

  • Micael Alves Martins, Instituto Federal de Roraima

    Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Militarizado Professora Antônia Tavares da Silva(2024). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroindústria. 

Downloads

Publicado

2025-12-31