MEU SUS DIGITAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA SAÚDE PÚBLICA – UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA E ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Usabilidade, Saúde Digital, Revisão Integrativa, Políticas Públicas, SUS

Resumo

Este trabalho apresenta uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), e uma Análise Documental, com o propósito de investigar os desafios e oportunidades do aplicativo de saúde governamental “Meu SUS Digital” e avaliar a eficácia e o impacto desta ferramenta na promoção do acesso à saúde pública brasileira por intermédio de meios digitais, inserindo-se no contexto das atuais políticas de saúde digital. A pesquisa busca sintetizar o conhecimento existente acerca de uma série de fatores críticos que influenciam o sucesso das plataformas de saúde digital. Tais fatores como a usabilidade, o nível de satisfação do usuário, a percepção de bem-estar e o desempenho geral da plataforma. Com o foco particular direcionado à experiência de usuários maduros (adultos e idosos), um grupo frequentemente vulnerável à exclusão digital, e também à experiência dos servidores de saúde que atuam utilizando ou interagindo com o sistema. Paralelamente à revisão bibliográfica, é conduzida uma Análise Documental. São examinados documentos oficiais relevantes, como "Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028" e relatórios do Ministério da Saúde. Esta análise é crucial para contextualizar os achados da RIL no âmbito das políticas públicas e fornecer uma base que subsidiará a formulação de recomendações de aprimoramento. A metodologia empregada na RIL envolveu uma busca sistemática em bases de dados eletrônicas, incluindo PubMed/Medline, SciELO e Web of Science. Foram meticulosamente combinados descritores controlados e palavras-chave livres, delimitando a seleção de artigos publicados entre 2015 e 2024. Espera-se identificar os principais obstáculos à plena adesão e à verdadeira eficácia do aplicativo como uma ferramenta para o acesso aos serviços de saúde aos quais ele se propõe. O trabalho também visa desvelar oportunidades de otimização no processo de acesso e na qualidade dos serviços ofertados, apontar lacunas e áreas de melhoria nas políticas públicas de saúde digital. Os resultados obtidos fornecerão pontos cruciais para a formulação de recomendações estratégicas, buscando uma maior inclusão, equidade e efetividade, culminando em uma saúde pública mais eficiente e acessível para todos.

Biografia do Autor

  • Noah Eros Felix Feital, Instituto Federal de Roraima

    Graduando em Gestão Hospitalar pelo Instituto Federal de Roraima. Formação técnica em administração pelo Senac. Desenvolveu atividades na área de assistente administrativo no contexto de empresa agropecuária e estágio em empresa de Gestão Hospitalar. Atualmente vem construindo carreira acadêmica, e desenvolvendo projetos de iniciação científica, muito interessado em pesquisas e o mundo acadêmico voltado para administração na área da saúde como políticas, pesquisas, e atuação em iniciativas populares em ações de saúde.

  • Dra. Alexandra de Oliveira Rodrigues Marçulo, Instituto Federal de Roraima

    Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Doutorado e Mestrado em Psicologia: Cognição Social, Organizações e Trabalho pela Universo (CAPES 5). Possuo formação complementar, incluindo MBA em Gestão de Recursos Humanos (Funcefetq-IFRJ), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD-UFF), Especialização em Formação de Psicoterapeutas pelo Centro de Psicologia da Pessoa (Abordagem Humanista) e certificação em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).Atualmente, atuo como Professora Efetiva no Instituto Federal de Roraima, onde desenvolvo projetos inovadores na interface entre psicologia, educação e tecnologia. Possuo trajetória consolidada na docência em Ensino Superior, Pós-graduação e cursos técnicos, ministrando disciplinas nas áreas de Psicologia Organizacional, Educacional, Desenvolvimento Interpessoal e Empreendedorismo.Minha experiência profissional abrange consultoria especializada em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos em organizações nacionais e multinacionais de diversos segmentos, coordenando todos os subsistemas de RH. Destaco-me também na elaboração e avaliação de políticas públicas e organizacionais, com ênfase em desenvolvimento humano e institucional.Como pesquisadora, dedico-me a investigações no campo da Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, com foco em variáveis contextuais e pessoais como: bem-estar e saúde no trabalho, burnout, engajamento profissional e na carreira, adaptabilidade à carreira, valores organizacionais, intenção de rotatividade, sucesso profissional, desempenho, desenvolvimento profissional, satisfação laboral, afetos positivos dirigidos ao trabalho, autoeficácia, comportamento de cidadania organizacional, redesenho do trabalho, temperamento de aproximação/evitação e liderança.

Downloads

Publicado

2025-12-31