PANORAMA EVOLUTIVO DE TRABALHOS E PESQUISAS SOBRE IA NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE QUANTITATIVA DESDE AS DIRETRIZES DA UNESCO (2023)

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; Inteligência Artificial; Políticas Educacionais; Práticas Pedagógicas; Tecnologias Educacionais.

Resumo

Em 2023, a UNESCO publicou diretrizes fundamentais sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na educação, marcando um ponto de inflexão nas discussões acadêmicas e práticas pedagógicas globais, com crescimento exponencial de publicações científicas sobre IA aplicada ao contexto educacional em diferentes esferas. Este estudo visa mapear quantitativamente o panorama evolutivo das produções acadêmicas sobre IA na educação publicadas entre 2023 e 2025, identificando tendências, lacunas e concentrações temáticas nas linhas de pesquisa emergentes nos contextos mundial, brasileiro e da Educação Profissional e Tecnológica. Realizou-se uma pesquisa quantitativa e exploratória mediante levantamento sistemático em bases de dados acadêmicas Scopus, Web of Science, Google Scholar, repositórios institucionais e portal de periódicos CAPES. Os critérios de inclusão contemplaram trabalhos publicados entre janeiro de 2023 e setembro de 2025, utilizando descritores como inteligência artificial, education, UNESCO, guidelines, educação profissional e correlatos. A amostra totalizou 487 publicações, categorizadas por tipo, área temática, metodologia, distribuição geográfica e contexto educacional. Identificou-se crescimento de 340% nas publicações sobre IA na educação após as diretrizes da UNESCO. Mundialmente, as principais linhas concentram-se em sistemas tutores inteligentes com 28% e personalização da aprendizagem com 22%. No Brasil, destacam-se estudos sobre formação docente com 31% e políticas públicas com 25%. Na Educação Profissional e Tecnológica, prevalece o uso de IA em simuladores de aprendizagem prática com 35% e avaliação de competências técnicas com 28%. O crescimento expressivo de publicações evidencia a consolidação da IA como campo prioritário na pesquisa educacional, com especificidades em cada contexto, embora persistam lacunas em estudos sobre impactos na Educação Profissional e Tecnológica brasileira.

Biografia do Autor

  • Antônia Mariane Ferreira Level, IFRR

    Mestranda em Educação Profissionalizante e Tecnologia no IFRR, represente do Colegiado Discente de Mestrando do PROFEPT IFRR. Analista Administrativo no SESI RR em Educação Treinamento e Desenvolvimento. Pós graduada em Gestão e Empreendedorismo pelo ITEAM, Graduada em Gestão de Turismo pelo IFRR e Administração de Empresas pelo IEDI. Escritora de livros adultos e infantis.

  • Ogaciano dos Santos Neves, IFRR

    Ogaciano dos Santos Neves é mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR). Possui graduação em Gestão em Tecnologia da Informação (Tecnólogo) pela Universidade Paulista (2014), formação pedagógica para licenciatura em Filosofia pela Faculdade IBRA (2024) e licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Intervale (2022). É especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (2022) e em Segurança Pública e Cidadania (2021), ambas pela Faculdade Intervale. Possui formação técnica em Informática pelo Instituto Federal de Roraima (2011). Desenvolve pesquisas e projetos nas áreas Tecnologias Digitais, alfabetização e letramento (letramento digital), gêneros textuais, sequência didática, práticas pedagógicas e teorias da aprendizagem. Possui cursos na área de docência e ensino-aprendizagem na modalidade EAD. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR), vinculado ao Departamento de Educação (DPE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Grupo de Pesquisa em Gestão, Tecnologia e Inovação (GPGTI), vinculado ao IFRR. Atualmente, é servidor da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania de Roraima e professor efetivo, atuando como coordenador pedagógico na Educação Básica da Prefeitura Municipal de Boa VistaRR.

  • Marcos André Fernandes Spósito, IFRR

    Em 2024 foi agraciado com o Título ORGULHO DE RORAIMA, pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, em virtude das suas contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. Doutor em Informática na área de concentração em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2018). Mestre em Informática na área de concentração em Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2008). Especialista (Lato Sensu) em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Positivo - UP (2001) e Especialista (Lato Sensu) em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Estácio da Amazônia (2006). Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2000). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) desde 2001 nas áreas de informática e tecnologias, tendo sido coordenador de diversos cursos nos níveis técnico, superior e de pós-graduação, incluindo o curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o curso de Mestrado Profissional em Educação, Profissional e Tecnológica (ProfEPT), onde atualmente é docente. É líder do grupo de pesquisa Gestão, Tecnologia e Inovação e vice-líder do grupo de pesquisa em Práticas Educativas na EPT, junto ao diretório do CNPq. Orientador de vários TCCs, dissertações, projetos de pesquisa de iniciação científica e projetos de inovação tecnológica. Tem como áreas de interesse a Inovação e o Desenvolvimento Tecnológico, Tecnologias para a Agroindústria, a Engenharia de Software, a Inteligência Artificial, o Empreendedorismo, as Tecnologias Educacionais e a Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2026-01-05