AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE FEIJÃO CAUPI SOB INOCULAÇÃO NO SUL DO ESTADO DE RORAIMA

  • Josimar da Silva Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gabriela Almeida Oliveira
  • Sonicley da Silva Maia

Resumo

O feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] se constitui em uma importante fonte de proteína de baixo custo para a alimentação humana nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde é cultivado tanto por pequenos produtores em condições de subsistência e com venda de pequenos volumes excedentes, quanto por médios e grandes produtores que objetivam os mercados nacionais e até internacionais (Cravo e Souza, 2007; Freire Filho et al., 2007). Contudo, apesar do Brasil ser o terceiro maior produtor mundial de feijão-caupi, tem sido observado déficit de oferta do produto da ordem de 60 mil toneladas apenas na região Norte, mostrando haver possibilidade para aumento da produção (Freire Filho et al., 2007).
No estado de Roraima, recentes estimativas mostram que são plantados anualmente cerca de 1500 hectares com feijão-caupi, sendo a produtividade de grãos em torno de 600 kg ha-1 (Menezes et al., 2007). Esses cultivos são praticados quase que exclusivamente por pequenos produtores, visando a alimentação da sua família, sendo as áreas plantadas, na maioria das vezes, inferiores a um hectare (Menezes et al., 2007). 

Como forma de elevar a produtividade desta cultura, baixar os custos de produção e elevar a renda do produtor rural, vislumbra-se a possibilidade de exploração da fixação biológica de nitrogênio (FBN) através da adoção da prática de inoculação das sementes com estirpes de bactéria do grupo rizóbio eficientes. Trabalhos desenvolvidos, especialmente no semi-árido nordestino, têm mostrado a obtenção de rendimentos de grãos significativos com a utilização de inoculantes com estirpes eficientes (Martins et al., 2003). Em experimentos conduzidos em condições de campo, estes autores obtiveram rendimentos de grãos em tratamentos inoculados semelhantes ao uso de adubação nitrogenada na dose de 50 kg de N ha-1 na forma de uréia, dose aplicada quando essa prática é utilizada pelos produtores da região. Entretanto, diferentemente da cultura da soja, o processo de FBN ainda é muito pouco explorado para o feijão-caupi pelos produtores Da região Sul do Estado de Roraima, sendo as principais razões o fato da cultura ser conduzida com baixo aporte tecnológico (Zilli et al., 2006; Lacerda et al., 2004) e a falta de conhecimento sobre o efeito no aumento da produtividade por parte dos produtores.

Desta forma, este trabalho objetivou avaliar a contribuição da FBN promovida por estirpes de Bradyrhizobium (BR3262) no rendimento de grãos do feijão-caupi em área de mata alterada no Sul do estado de Roraima.

Publicado
2013-12-27