ESPAÑOL PARA NIÑOS: INICIANDO UM CAMINHAR PELO APRENDIZADO DE ESPANHOL

  • Antonia da Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Daniele Oliveira André Magalhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Dielly da Silva Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Maria da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Marlene Nóbrega Delmiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Joseane de Souza Cortez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Projeto Español para Niños – Uma experiência inovadora para estudantes de seis a dez anos, se justificou pela necessidade de desenvolvimento o mais cedo possível do aprendizado de uma segunda língua, como fator de formação e enriquecimento curricular. Por pertencermos a um Estado fronteiriço, o domínio da língua espanhola é uma necessidade fundamental, a medida que o convívio entre a população de Boa Vista- Brasil e Santa Elena de Uairén- Venezuela se dá de forma cotidiana, seja via relação comercial, cultural e turística. Portanto a necessidade de um ensino significativo e útil da língua espanhola como procedimento de integração cultural e econômica é sem dúvida, um fator fundamental e quanto mais cedo oportunizarmos este aprendizado, garantir-se-á uma inserção e valorização maior desta segunda língua.

Este trabalho foi pensado, desenvolvido e submetido ao Programa Institucional de Bolsas e Ações de Extensão (PBAEX) objetivando responder ao seguinte questionamento: O ensino de espanhol para crianças poderá promover uma inserção de conhecimentos prévios de uma segunda língua, como fator de inclusão e ressignificação do processo ensino aprendizagem rumo a uma formação cidadã, globalizada e inclusiva?

O projeto teve como base teórica os preceitos de Vygotsky (1991), que coloca aquele que aprende e aquele que ensina numa relação interligada, possibilitando aos extensionistas, trabalharem desde já neste processo de transmitir e receber conhecimentos.

Sendo assim a atividade de extensão buscou viabilizar o enfoque comunicativo e por tarefas apoiado nos aportes da ludicidade, buscando o desenvolvimento das destrezas linguísticas no que se refere à compreensão e produção oral através de atividades lúdicas diferenciadas e integradas ao currículo e a dimensão social.

 

 

Publicado
2013-12-27