CARACTERIZAÇÃO DA SÍNDROME DE KLINEFELTER: O PAPEL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO

Autores

  • Neemias E. V. Serafim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Leonardo S. Camara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Luciana Leandro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Essa síndrome foi descrita em meados de 1940, pelo médico e cientista Dr. Harry Klinefelter, ao estudar o caso de um senhor que desenvolveu Ginecomastia, apresentou liberação elevada de hormônios femininos (progesterona) e esterilidade. A partir da publicação de tais resultados no Jornal de Metabolismo e Endocrinologia Clínica (1942), essa condição passou a ser chamada de Síndrome de Klinefelter (SK).

Entende-se por SK, uma alteração genética que consiste na variação cromossômica sexual, mudança esta característica no sexo masculino. Segundo Araújo (2014), a síndrome é caracterizada por um conjunto de sintomas; como aspectos fenotípicos diferenciados, Azoospermia, tornando-os estéreis; e hipodesenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos, podendo apresentar características femininas.

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Publicado

2015-12-18