POTENCIAL DE USO DO CAPIM ELEFANTE NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL NA REGIÃO DO AMAJARI-RR

  • Alessandra Campos Fortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Marivaldo Araújo Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Allyson Tomaz Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Wilma Gonçalves de Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A estacionalidade da produção de forragens é um grande entrave à pecuária nacional, pois os animais perdem muito peso na seca, aumentando a duração do ciclo de produção e gerando prejuízo para o produtor.
A forma mais econômica de alimentar os ruminantes é baseada no uso de forragens, que na época das águas ocorre em abundância, mas na seca ocorre em pequena quantidade e, além disso, é de baixo valor nutricional. Nesse contexto, uma alternativa para alimentação dos animais nesse período crítico seria o uso de forragens conservadas. A forragem escolhida foi o capim elefante (Pennissetum purpureum), pois apresenta uma alta produtividade, e já é bastante indicado para produção de silagem. Existem alguns estudos com uso de silagem de capim elefante para alimentação de ruminantes, mas estes se encontram mais na região sudeste e, seus resultados não se aplicam a região Norte.
Portanto, o objetivo deste projeto, é indicar aos produtores da região do Amajari, o melhor manejo das capineiras de capim elefante e como produzir silagem de qualidade a partir desse capim.

Publicado
2015-12-18