POR UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - CTS À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE PIAGET

  • Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Jaci Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O Século XVII apontado por muitos filósofos e historiadores como época de eclosão da Revolução Científica e consequente surgimento da ciência moderna, traz a tona novas maneiras de perceber o mundo que influíram diretamente numa nova ordem social, econômica, política e cultural.
Somado mais tarde aos acontecimentos do Século XVIII que desembocaram no Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa, o cenário da Ciência e da Tecnologia está montado. O rigor metodológico, a crítica, a racionalidade como meio para explicação dos fatos, a ciência em grande processo de evolução, o desenvolvimento do sistema capitalista e consequente modificação nas estruturas da sociedade implicaram em novas conjunturas sociais.

A lógica binária de ciência e tecnologia como meio de desenvolvimento e exploração das nações marcou Século XIX e se propagou, de modo a chegar à metade do Século XX a reação, com o movimento CTS.
Tal movimento surgiu como reação, por trazer ao debate os fatores: social, político, cultural e econômico que incidem diretamente na ciência e tecnologia. Objetivou-se apresentar a epistemologia de Piaget e sua aplicabilidade aos estudos de CTS no âmbito da Alfabetização Científica e Tecnológica.

Publicado
2015-12-18