AVALIAÇÃO DO PERFIL MOTIVACIONAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFRR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA

  • João Victor da Costa Alecrim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gilberto Pivetta Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Intrinseco, Extrinseco

Resumo

A Educação Física no Ensino Médio, enquanto componente curricular contribui para mudanças no plano individual e coletivo do aluno. As aulas devem ser ativas, estimulantes e intrigantes. Os conteúdos precisam ter uma dificuldade crescente a cada série, acompanhando o desenvolvimento biopsicosocial do aluno. Precisa existir uma relação entre teoria e prática no método de ensino. Para compreendermos a interação dos alunos nas aulas de Educação Física podemos apontar a motivação como um dos aspectos de maior importância, composto por fatores individuais, situacionais e relacionados à tarefa solicitada. Considera-se nesta pesquisa dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. A motivação intrínseca origina-se do próprio sujeito, inclui fatores internos, considera sua dedicação, satisfação e comprometimento, enquanto a motivação extrínseca é aquela proveniente de fatores externos, influenciados pelo ambiente o qual o sujeito esta envolvido.  A pesquisa de caráter quantitativa e descritiva tem por objetivo verificar a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos em aulas de Educação Física no ensino médio dos campi do Instituto Federal de Roraima - IFRR. A amostra foi composta por 92 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 15 a 18 anos, de três campi do estado de Roraima. O instrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por Kobal (1996); trata-se de um questionário referentes à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, constituído de três questões com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes à motivação intrínseca e 16 à motivação extrínseca. Cada afirmação é respondida através de uma escala LIKERT de 5 alternativas, 1 – Concordo muito; 2 – Concordo; 3 – Estou em dúvida; 4 – Discordo; 5 – Discordo Muito. Os dados obtidos mostraram que 95,7% dos alunos participam das aulas de Educação Física; Com relação à primeira questão sobre motivação intrínseca “Participo das aulas de Educação Física por que”, verificou-se que o item que apresentou maior média motivacional (39,1%) foi “Gosto de atividades físicas”. A segunda questão “Eu gosto das aulas de Educação Física quando”, o item que apresentou maiores médias motivacionais (34,8%) foi “As atividades me dão prazer”. A terceira questão de motivação intrínseca “Não gosto das aulas de Educação Física quando”, teve médias notáveis (30,4%) para “Não sinto prazer na atividade proposta”. Nos dados relativos à motivação extrínseca. Em relação à primeira questão “Participo das aulas de Educação Física por que” os valores apresentados demonstraram uma maior motivação (44,6%) no item “Faz parte do currículo da escola”. Já na segunda questão da motivação extrínseca foi apresentada a seguinte questão: “Eu gosto das aulas de Educação Física quando”. Os alunos mostraram-se mais motivados (23,9%) no item “sinto-me integrado ao grupo”. Finalmente na terceira questão de motivação extrínseca refere “Não gosto das aulas de Educação Física quando” verificaram-se médias altas (40,2%) no item “Alguns colegas querem demonstrar que são melhores que os outros”. Com esses dados é possível saber onde existem problemas com a educação física escolar e como contorna-los ou como melhorar as aulas tornando-a mais atrativa para os alunos.

Biografia do Autor

João Victor da Costa Alecrim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Bolsista PIBICT - IFRR/Campus Boa Vista

Gilberto Pivetta Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Professor do IFRR/Campus Boa Vista

Publicado
2017-11-09