O NIVEL DE RESISTÊNCIA AERÓBIA EM IDOSOS ATIVOS DO PROJETO LUZ DA VIDA DO SESC

  • Francisco Uberlânio Paulo de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Ricardo Manoel Monteiro Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gilberto Pivetta Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O mundo está passando por um progressivo processo de envelhecimento de sua população. Segundo dados do IBGE, no ano de 2015, 7,9% da população brasileira terá idade superior a 60 anos. Ainda segundo o IBGE em 2030 essa população representará 13,44% da população nacional. Em Roraima aonde a população de idosos ultrapassa a marca de 14 mil, uma grande parcela pratica alguma atividade física para a melhoria de sua capacidade aeróbia.
O envelhecimento do ser humano é marcado por uma série de fatores fenótipos como a perda de peso, redução da massa magra, perda de força muscular, e redução da capacidade aeróbia.
Esta redução da capacidade aeróbia no idoso irá provocar diminuição de atividades cotidianas como caminhar, subir degraus, fazer compras, viajar etc.Para desenvolver a resistência aeróbia, é necessária a execução de
exercícios aeróbios de média a longa duração, de intensidade moderada a vigorosa e de caráter dinâmico e rítmico, como caminhadas, ciclismo, corrida, natação, danças, ginástica aeróbica, remo, dentre outros (MAZO et al 2009).
O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de resistência aeróbia em 42 idosos que participam do Projeto Luz da Vida do SESC, em ambos os sexos e com idade entre 60 e 74 anos.

Publicado
2015-12-18