A CIÊNCIA DO SOLO NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPERIMENTOS COMO FERRAMENTA MULTIDISCIPLINAR

  • Caroline Gabriele da Silva Parnaíba Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Vicente de Brito Foggia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Giovanna Sousa Guedêlha de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Vinícius Passos Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Carlos Henrique Lima de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O Solo, como componente essencial do meio ambiente e da vida, tem seu estudo pouco valorizado na maioria dos livros utilizados nas escolas e, como consequência, a compreensão deste elemento tem ficado aquém das necessidades da sociedade por parte dos professores. Iniciativas, nos últimos anos, têm sido tomadas por algumas equipes de Universidades do país com o objetivo de difundir os conceitos da Ciência do Solo entre as crianças e adolescentes, porém a região Norte não tem contribuído com esta difusão, o que amplia a distância entre conhecimentos teóricos vistos em disciplinas curriculares e a prática vivida pelos estudantes. Objetivou-se, por intermédio deste trabalho, promover, aos discentes, a discussão das relações teórico-práticas através da interação dos conceitos básicos de Ciência do Solo e disciplinas da grade curricular. Foram realizados estudos dos conceitos teóricos, que serviram como base para a execução de todos os trabalhos realizados, utilizando com base as referências disponíveis no site do Programa Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná. Para a realização das experiências, foram coletados diversos tipos de solo e o material foi separado considerando os atributos morfológicos cor e textura. As amostras foram utilizadas para construção das seguintes experiências: Retenção de água pelos solos; Composição dos solos e duas diferentes texturas; Erosão eólica e hídrica do solo; Atividade microbiana no solo; Coleção de cores de solo; Cargas do solo. As experiências supracitadas foram utilizadas para a elaboração do minicurso. Após o preparo das experiências, há duas que merecem destaque. O experimento de retenção de água pelo solo apresenta as diferentes taxas de infiltração por influência da textura e teor de matéria orgânica. Foi incluída nas discussões sobre a experiência a mudança da coloração da água ao passar pelos solos, destacando a importância das partículas dispersas na difusão de nutrientes ao longo do perfil. A coleção de cores do solo contém, atualmente, mais de 10 cores de solos e horizontes diferentes. Ela está apresentada em recipientes de plástico transparentes, o que ajuda na observação da coloração. Uma quantidade maior de cada material foi coletada a fim de que os participantes possam tocar e sentir a variação da textura e sua influência na variação da cor do solo. Também foram discutidas as inferências químicas e físicas do solo no tocante à mudança das cores. Após construção das experiências, foram elaborados folder, roteiro e apresentação para ministração dos minicursos. As apresentações estão previstas para os meses de outubro e novembro deste ano.

Publicado
2017-11-29