AS CRIANÇAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATITUDE QUE ABRAÇA A VIDA
Resumo
O presente projeto trata sobre a importância do cuidado com o Meio Ambiente e sobre as relações do ser humano com esse meio através de atividades lúdicas para duas turmas da Escola Municipal Hilda Franco, bairro Equatorial-Conjunto Cruviana, um 2° e um 3° ano, envolvendo características e problemas ambientais da localidade em que vivem. As atividades deste projeto destacaram a relação de cuidado com o meio em que as crianças vivem e com os seres que fazem parte desse meio, particularmente, o ser humano. Propôs-se com este trabalho realizar atividades lúdicas informativas e formativas, que sensibilizem as crianças participantes do projeto para o cuidado com o Meio Ambiente; mostrar para as crianças a necessidade de uma relação saudável do ser humano com o Meio Ambiente (sem ser exploratória, depredatória e individualista); relacionar-se com o Meio Ambiente como um bem para todos; elaborar e confeccionar jogos que trabalhem os temas ambientais; estabelecer metas acessíveis para serem realizadas pelas crianças, em seu cotidiano escolar e extraescolar; verificar as mudanças de comportamento das crianças relacionado ao cuidado com o Meio Ambiente, a partir da realização do projeto e de outras práticas de Educação Ambiental já realizadas pela escola. Foi realizado levantamento e pesquisa bibliográfica, em busca de dados e estudos sobre os temas a serem trabalhados no projeto. Realizou-se compilação dos materiais sobre o tema e programação das atividades que foram executadas com as crianças, o que pode contribuir para que outros estudos e projetos sejam realizados com essa temática. Foram realizadas atividades informativas e formativas de sensibilização quanto aos benefícios do cuidado do Meio Ambiente, bem como quanto aos prejuízos advindos do descuido e da relação depredatória do ser humano com esse meio, inclusive informações relacionadas ao reaproveitamento de materiais, resíduos sólidos e orgânicos, de acordo com os materiais disponíveis e espaço físico acessível: orientação quanto à confecção de jogos/brinquedos com o uso de materiais alternativos ou reutilizados, bem como outras práticas de reutilização ou reuso de alguns materiais; elaboração de mapa, desenho, cartazes e mural; preparação de salada de fruta em sala de aula; recolhimento, separação utilização e orientação quanto ao uso de resíduos sólidos e suas implicações para o meio ambiente; participação em jogos elaborados para o projeto (jogo da memória – fauna e flora brasileiras; e dominó – recursos naturais e produtos destes). Observou-se maior conhecimento e reflexão sobre o tema ‘meio ambiente’ por parte das crianças por meio do desenho e mapa elaborados, bem como durante o desenvolvimento das atividades semanais. As crianças sempre traziam questionamentos, respondiam às perguntas e se envolviam em todas as atividades propostas. Ainda pretende-se promover, em dezembro, uma Mostra dos trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto, o que não foi realizado devido ao calendário da Escola Municipal, será uma atividade de sensibilização com convite aos familiares das crianças e comunidade externa, , também com a apresentação de um vídeo, podendo envolver a participação de alguns estudantes das turmas do IFRR/CBVZO, de forma a contribuir com a comunidade e dar publicidade às ações do IFRR.