FÍSICA PEDE SOCORRO!!!

  • Weliton Ferreira de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Larissa Jussara Leite de Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Kaio Leonardo Almeida Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A taxa de evasão/reprovação no componente curricular Física III nos cursos médio/técnico em escolas públicas de Boa Vista, bem como o limitado conhecimento de física apresentado pelos alunos ingressantes nos cursos técnicos, justifica a necessidade da oferta do curso Física III pede Socorro!!!, para à comunidade externa e interna, oportunizando um maior aprendizado e aprofundamento nos conteúdos constante no plano de Ensino. O curso não se caracteriza um reforço escolar, mas prepara os alunos para melhorar o desempenho na escola de origem. O objetivo do trabalho é de preparar os cursistas de escola pública para resolver problemas cotidianos e o desenvolvimento do raciocínio lógico, propiciando sua inclusão, permanência, conclusão e sucesso na atividade escolar. Para tanto utilizou-se aulas dialogadas nas aulas teóricas e atividades práticas em sala de aula/laboratório. Estas eram previamente planejadas e o laboratório agendado com bastante antecedência. Durante a execução das atividades práticas/laboratório ocorria a discussão em grupo das dúvidas ocorridas. As aulas tiveram o acompanhamento da pedagoga para avaliar o desempenho da turma e do aluno/extensionista mediante instrumento de avaliação previamente apresentado e discutido. Conforme proposta desenvolveu-se os conteúdos: Conceitos fundamentais, Processo de eletrização, Lei de Coulomb, Energia elétrica, Associação de resistores, 1º e 2° Lei de Ohm, Potência, Medidas Elétricas e Lei dos Nós e das Malhas, os materiais utilizados foram os equipamentos disponíveis no laboratório de física. Os resultados obtidos, identificaram-se dificuldades existentes entre os cursistas e que estas estavam relacionadas a conceitos da matemática. Conceitos esses que tiveram que ser revisados, facilitando a apropriação deles nas aplicações de suas leis e conceitos de forma correta e, assim, poderam ser visto ao longo da execução. Entre os inscritos 70% dos cursistas frequentes apresentaram uma facilidade de entendimento e compreensão dos assuntos abordados, os outros 30% apresentaram dificuldades na compreensão do conteúdo, que pode ser causado pela falta de base matemática. Por isso, aplicou-se exercícios que foram resolvidos de forma diferenciada ajudando no entendimento básico dos conteúdos trabalhados em sala, os exemplos formulados estavam relacionados ao cotidiano do aluno, facilitando a desmistificação do “mito” de que a física é algo de difícil entendimento. Verificamos ainda, a dificuldade de aprendizagem em alguns estudantes, principalmente na leitura, interpretação e exposição escrita. Como consideração percebeu-se o atingimento de 90% dos objetivos propostos e como ponto positivo o envolvimento dos cursistas, vontade de aprender mais. Para o bolsista, pois foi uma experiência inédita e muito prazerosa na área da docência, principalmente no que diz respeito à aprendizagem.

Publicado
2017-12-01