INCLUSÃO DIGITAL NA ZONA OESTE DE BOA VISTA: A OFERTA DE CURSOS DE INFORMÁTICA PRESENCIAIS E CURSOS DE QUALIFICAÇÃO EAD, COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA EMPREGABILIDADE

  • Léia Gonçalves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Wilson Alves da Silva Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O contínuo avanço da globalização e consequentemente da informática, no Brasil e em grande parte do mundo, traz como resultado o uso do computador e da internet como algo comum. Pesquisas revelam que o acesso a essas tecnologias no Brasil, está na exata média mundial, ocupando o 63º lugar entre os 154 países mapeados. Já a análise feita na capital do estado, Boa Vista, mostra que 37,07% do público pesquisado possuem microcomputador no domicílio, destes apenas 26,79% possuem acesso à internet. O que mais chama a atenção nos estudos apresentados, é que os principais motivos da exclusão digital são desinteresse (33%) e incapacidade (31%). O mapa da exclusão que foi apresentado deixa claro que em Boa Vista são poucas as pessoas que possuem microcomputador com internet, e certamente a maioria que não possui essas tecnologias não se interessa em tê-lo, provavelmente, por não ter recurso financeiro, por não saber como utilizá-lo, ou mesmo não veem utilidade prática para ele. Este projeto propõe uma aproximação da comunidade da zona oeste da cidade, que não possui acesso a um microcomputador com internet, e muito menos conhecimento acerca dos poderosos resultados que esta tecnologia é capaz de proporcionar. Com o objetivo de promover a inclusão digital, o desenvolvimento de competências profissionais e consequentemente a empregabilidade aos moradores das adjacências do Campus Boa Vista Zona Oeste, ofertou-se cursos de informática básica presencial e de qualificação profissional na modalidade EAD (e-learning), proporcionando oportunidades para que os aprendizados originados a partir de suportes técnicos digitais possam ser empregados no cotidiano e no meio profissional. A inclusão digital tratada ao longo desta formação, não se refere à simplesmente alfabetizar em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido seja útil para melhorar o quadro social do aluno. Por meio da utilização dos laboratórios de informática do Campus Boa Vista, 25 alunos, com idade entre 16 a 45 anos, estão aprendendo a manusear as várias ferramentas computacionais, com aulas expositivas e atividades práticas. O teste inicial de sondagem demonstrou que mais de 70% dos alunos não possuíam conhecimento básico em informática, porém, após as primeiras 12h de aula, ao se trabalhar os conteúdos iniciais, foi perceptível a assimilação do conteúdo, visto grande parte da turma, na avaliação aplicada, alcançou nota satisfatória. Ao se avançar com os conteúdos definidos no plano de ensino, e se mensurar o conhecimento por meio das avaliações, objetivas e práticas, os alunos demonstram, a cada semana, compreensão pelo que é trabalhado, e tal feedback é visto como positivo e satisfatório norteador da prática docente utilizada pela bolsista do programa PBAEX, e pelo professor orientador. Com o andamento dos resultados, espera-se até a conclusão do projeto em novembro, grande êxito.

Publicado
2017-12-04