RODAMOINHOS DA LEITURA: PRÁTICAS LITERÁRIAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BONFIM-RR

  • Sumaira Veras Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Amarildo Ferreira Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Este projeto reconhece que a relação entre as pessoas e a literatura é uma relação dinâmica, o que ocasiona alterações no modo pelo qual o leitor atual ou o futuro leitor compreendem as obras que lhe chegam ao conhecimento, seja por meio de uma postagem em uma rede social, pela exigência da leitura de determinada obra no ambiente escolar, pela lista de leituras obrigatórias dos vestibulares universitários, ou por demanda mais ou menos pessoal e espontânea. Deste modo utilizou-se de métodos interdisciplinares e participativos introduzidos em seções de leitura, denominadas de rodamoinhos de leitura, para sensibilizar estudantes de ensino fundamental do município de Bonfim, em Roraima, a conhecerem as literaturas afro-brasileira e indígena, estimulando o hábito de leitura e desenvolvendo discussões temáticas e identitárias por meio dos textos selecionados de forma a tornar o processo de leitura e discussão mais dinâmico e lúdico. Através de levantamento identificamos o nosso público alvo, conforme formulário de inscrição. Os textos trabalhados foram selecionados de acordo com a realidade local, faixa etária e através de pesquisa bibliográfica em várias instituições de ensino. Durante o processo de execução do projeto percebemos que essa metodologia foi relevante, pois além de estimular o interesse pela leitura de uma forma dinâmica, nos norteou para que pudéssemos identificar o grau de conhecimento que cada participante tinha referente às literaturas apresentadas. Diante disso percebemos que os participantes passaram a ter maior interesse pela leitura e conhecimento pelas literaturas afro-brasileira e indígena, sendo disseminadores de discussões com relação a aspectos de seus contextos sócio-histórico e cultural, entre as relacionadas à identidade, com possibilidade de formulação de novos modos de ação ética e de superação da distância estabelecida pelo ensino formal entre a discussão literária e sua relação com as experiências sociais daquele que lê e que também pode vir a produzir literatura.

Publicado
2017-12-05